Projeto literário é desenvolvido com as crianças da LBV em Ipatinga

0
1809
Os pequenos escolheram a história Alice no País das Maravilhas para apresentarem uma peça de teatro. Foto LBV

Quando o lúdico é associado ao ensino, o aprendizado é estimulado dentro de uma prática inovadora e prazerosa

A Legião da Boa Vontade (LBV) realiza diversas atividades e oficinas lúdicas, recreativas, esportivas e educativas que promovem o conhecimento e contribuem para a participação dos atendidos na sociedade. Diante disso, nos Centros Comunitários de Assistência Social da Instituição, a leitura é constante. Durante o ano, é intenso o convívio com os livros, para que seja cada vez melhor o universo informacional dos atendidos.

Pensando nisso, a educadora social Gilmara Barros Assis deu início, em fevereiro, na Unidade da LBV em Ipatinga, ao projeto O Livro é um Palco. A programação se encerra no mês de abril, quando é celebrado o Dia Internacional do Livro Infantil.

A iniciativa educativa, desenvolvida na Oficina do Saber, permitiu que as crianças e os adolescentes que participam do programa Criança: Futuro no Presente! despertassem o gosto pelo livro, resgatando o valor da leitura em sua formação, tanto individual quanto social.

Rodas de conversa, contação de histórias, pesquisas, trabalhos em grupo, teatro, confecção de cartazes, figurinos e cenários para apresentações foram algumas das atividades realizadas durante o projeto.

“‘O Livro é um Palco’ se justifica pelo fato de incentivar crianças e adolescentes – de uma maneira criativa por meio da leitura, contação de histórias e teatro – a gostar do hábito da leitura, a conhecer diferentes literaturas e se tornar leitores cada vez melhores”, destacou a educadora social e idealizadora do projeto.

Ao longo dos dois meses, a garotada teve que escolher um livro infantil e a partir dele montar uma peça teatral. O projeto foi finalizado com as diversas apresentações baseadas nas obras infantis Alice no País das Maravilhas, A vida da Cinderela, Aladim, A Abelhinha Corajosa, entre outras. Na oportunidade, os atendidos puderam conhecer as diferentes formas de apreciar uma boa história, seja por meio dos livros ou por meio do teatro.

As crianças e adolescentes que participaram do projeto aprenderam muito e se divertiram na mesma proporção. “O projeto foi legal e muito divertido; gostei muito das peças [teatrais]”, comentou a pequena Júlia Santos, de 6 anos.

“Esse projeto foi maravilhoso, gostaria que fosse o ano todo. Eu adoro ler e apresentar porque eu não tenho vergonha”, disse a atendida Rhiany Stephany, de 8 anos.

O engajamento na leitura está presente no dia a dia dos atendidos e o projeto fortaleceu ainda mais esse bom hábito. “A peça que eu mais gostei foi da Alice no País das Maravilhas. Eu gosto muito de ler e sempre pego livros na biblioteca para levar para casa”, afirmou Bethania Santos, de 10 anos.

“A parte que eu mais gostei neste projeto foi a do teatro, porque nos ajudou muito em nossa comunicação. Nos soltamos mais, interagimos, houve muita união e companheirismo para a montagem das peças.  Foi como uma brincadeira. Eu amo ler livros, sempre estou lendo algum livro, e não é pequeno, gosto de livros grandes. Observei que alguns dos meus colegas que não tinham o hábito de ler passaram a gostar e a ler mais. Isso é bom porque aprendemos até a escrever melhor”, comentou Laiana de Jesus, de 14 anos.

Em Ipatinga, o Centro Comunitário de Assistência Social da Legião da Boa Vontade está localizado na rua João Patrício de Araújo, 225, telefone (31) 3822-8600.