[the_ad id="288653"]

Projeto do curso de Psicologia da Univale beneficia instituições de educação infantil no Turmalina

FOTO: Divulgaçâo Univale

GOVERNADOR VALADARES – O curso de Psicologia da UNIVALE apresentou, na manhã e noite da terça-feira (21), os resultados do Seminário Integrador, com ações desenvolvidas para beneficiar duas instituições de educação infantil do Bairro Turmalina: a creche Brilho de Turmalina e a Escola Municipal Professor Daniel Alves Ajudarte. O projeto teve a participação de todos os períodos, tanto do turno matutino quanto do noturno – cada turma desenvolveu uma ação específica. Além disso, foram arrecadados itens de higiene pessoal, alimentos e brinquedos para as duas instituições.

Para a professora Líbia Monteiro, organizadora da apresentação do Seminário, o projeto promoveu integração entre as disciplinas do curso, entre os alunos dos diferentes períodos, e entre a UNIVALE e a comunidade. Ela acrescenta que a curricularização das atividades de extensão atende a uma exigência do Ministério da Educação (MEC).

“É um curso grande, com muitas turmas no matutino e no noturno, e escolhemos duas instituições, para realizar o projeto nas duas. E hoje [terça-feira] apresentamos os produtos das atividades realizadas ao longo do semestre, nessas duas instituições, por todos os alunos do curso. A extensão universitária é uma experiência ímpar, porque traz a possibilidade de articular teoria e prática, assumindo o compromisso da universidade em se colocar em benefício da comunidade. É uma parte da formação que não há como fazer em sala de aula”, afirmou a professora.

A presença dos alunos de Psicologia da UNIVALE nas escolas do Bairro Turmalina vinha acontecendo desde o mês de agosto, e as instituições beneficiadas vieram à universidade para a apresentação do Seminário Integrador. O coordenador do curso, professor Omar Ferreira, destacou o projeto como um momento de alinhar teoria e prática, reforçando os laços da UNIVALE com a comunidade externa.

“Hoje [terça] é o dia de apresentar o resultado dessas ações feitas. É um dia de mostrar o que foi feito, chamando a comunidade para acompanhar as intervenções. É extremamente importante, os próprios alunos relatam que é fundamental linkar a teoria com a prática. E nada como utilizar a prática na extensão, no dia a dia, na vida real. A gente observou alunos comentando a importância desse projeto, do Seminário Integrador, para curricularização da extensão na vida acadêmica deles”, frisou Omar.

A turma do 8º período matutino, conforme relata a aluna Maria Fernanda Lima, fez um levantamento das demandas na Creche Brilho de Turmalina por conhecimento em saúde mental e desenvolvimento atípico de crianças, e em seguida realizou intervenções com os gestores da instituição.

“Muitos psicólogos vão trabalhar dentro das escolas, então é importante para a gente ter esse conhecimento e nosso trabalho ser bem feito, e que a gente auxilie essas crianças da forma mais saudável possível, conscientizando também os outros funcionários das entidades em que a gente trabalhar. Porque saúde mental é algo que deve ser compreendido por todos os envolvidos no processo educacional”, declarou Maria Fernanda.

FOTO: Divulgação

A UNIVALE TV registrou a apresentação dos alunos do matutino, que trabalhou com a Creche Brilho de Turmalina. Veja o vídeo:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM

Estudantes de Enfermagem oferecem treinamento em oratória

🔊 Clique e ouça a notícia GOVERNADOR VALADARES – Estudantes que integram o Centro Acadêmico de Enfermagem (Caenf) ofereceram um treinamento em oratória no sábado (27) para estudantes da UNIVALE.