Após dois anos e meio suspenso devido à pandemia da covid-19, o projeto Diálogos é reativado. O primeiro encontro da nova temporada está marcado para quarta-feira (13 de julho), às 13h, no auditório do IFMG – Campus Governador Valadares.
A discussão será pautada no conto “A caçada“, da advogada e romancista paulistana Lygia Fagundes Telles (1918-2022). Acesse o conto neste link: contobrasileiro.com.br/a-cacada-conto-de-lygia-fagundes-telles.
Saiba mais sobre o Diálogos
O objetivo principal do projeto é maximizar a experiência de leitura por meio da discussão democrática e das diferentes visões e interpretações a respeito do texto escolhido. A coordenação é do professor Wanderson Batista dos Santos, da área de Português/Literatura. Entre as colaboradoras do projeto estão as professoras Etna Castro, da área de Espanhol e Português, Graciela Oliveira, coordenadora do curso técnico Integrado em Segurança do Trabalho (TST), e a bibliotecária Rejane Oliveira.
O Diálogos é um projeto de extensão, portanto é aberto às comunidades interna e externa ao Campus, ou seja: todos podem participar. A sugestão é que todos leiam previamente o texto escolhido, façam suas anotações, seus apontamentos e debatam durante o encontro.
Sobre a autora
Conhecida como “a dama da literatura brasileira”, Lygia foi uma das mais importantes escritoras brasileiras, sendo, inclusive, a ser indicada ao Prêmio Nobel de Literatura. A autora se destacou na arte do conto, e seu livro “Antes do baile verde”, do qual o conto “A caçada” foi retirado, é um marco do gênero. Suas obras retratam temas universais como a morte e o feminino, sempre abordados com uma dose de mistério, o que torna sua escrita bastante instigante. Lygia faleceu no dia 3 de abril de 2022, mas o seu legado para as letras nacionais permanece.