Um projeto voltado para a conservação ambiental está sendo desenvolvido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG), em São João Evangelista. Nele estão previstas ações de buscam conscientizar a população da cidade sobre o assunto, além de elaborar soluções para o descarte de lixo no município.
A iniciativa do projeto foi o primeiro passo para a criação de uma campanha de educação ambiental em parceria com a Prefeitura de São João Evangelista e a comunidade. A ideia é informar sobre as consequências locais da poluição e contaminação do solo, dos recursos hídricos , das florestas e dos alimentos pelos resíduos sólidos.
Para avançar na ideia, os estudantes do IFMG transformaram a feira livre municipal da cidade em um local de capacitação. As pessoas que passaram por lá puderam aprender sobre a importância da separação do lixo e da contribuição com a coleta seletiva, tal qual a reciclagem e práticas sustentáveis.
A movimentação dos alunos transformou o projeto em política pública. As informações coletadas foram compartilhadas com os gestores e técnicos do município. O resultado foi a implementação da coleta seletiva na cidade.
Foram implantados os pontos de coleta para lixo eletrônico, hospitalar e óleo de cozinha, além da criação e divulgação de materiais informativos (materiais não reciclados no município, mas que são destinados a locais onde o despejo é feito com menor impacto à natureza) e maneiras de contribuir com a coleta seletiva de lixo.
O projeto, coordenado pela professora de Extensão Rural do IFMG, Fernanda A. Matuk van Maurik, conta com duas bolsistas – Bruna Lara dos Reis Carvalho e Raquel Lacerda -, estudantes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFMG e residentes em Guanhães.