‘Projeto Brinquedoteca’: Polícia Civil lança espaço destinado a crianças em delegacia de Valadares

Delegacia de Atendimento à Mulher de Governador Valadares é a pioneira do Brasil na iniciativa; conheça o projeto e saiba como doar brinquedos e livros

Já parou para refletir no que acontece com as crianças enquanto seus pais ou responsáveis legais tratam sobre ocorrências em uma delegacia? Pois a Delegacia de Atendimento à Mulher de Valadares não só pensou no tema, como já definiu um espaço dedicado somente aos pequenos no ambiente onde cuidam de tantos assuntos para “gente grande”.

Estamos falando do Projeto Brinquedoteca, uma iniciativa da Polícia Civil, que torna Governador Valadares o primeiro município do Brasil a proporcionar um sala de distrações para crianças dentro de uma delegacia. De acordo com a delegada de Polícia Civil Gabriela Morais Bonfim Queiroga, o projeto surgiu a partir da mudança de endereço da Delegacia de Atendimento à Mulher, antes localizada na rua Pedro Lessa.

Então, com a mudança, a delegacia passou também por um novo projeto arquitetônico. Nesse processo, enquanto a equipe pensava na construção de uma sala de espera, surgiu a indagação sobre a presença de crianças no local.

“Estabelecer uma área separada para atendimento e uma área que ficasse destinada para aquelas pessoas que estivessem aguardando atendimento ou alguma pessoa que estivesse saindo. E dentro desse espaço criado para a pessoa aguardar o atendimento, havia um espaço específico, com prateleiras e luzes embutidas. A princípio, este local não tinha destinação específica. Mas, logo no início, como recebíamos crianças, nossos servidores começaram, paulatinamente [lentamente], a trazer brinquedos de casa, livros. E assim nós fomos juntando uma decoração mais infantil, voltada para as crianças, para que elas pudessem estar passando o tempo ali”, conta a delegada.

Na sala para crianças há uma prateleira com brinquedos e livros; na foto, a delegada Gabriela Morais Bonfim – FOTO: PCMC

Crianças não tinham outra alternativa

Ainda segundo a delegada de PC, antes da iniciativa da equipe, as crianças não tinham nenhuma outra alternativa para distração no local. Por isso, acabavam participando de momentos desconfortáveis. “Então elas acabavam ficando junto com o responsável legal, num ambiente traumatizante. Elas acabavam revivendo, ouvindo novamente as declarações da mãe ou da pessoa que ela [a criança] estava acompanhando”, relata a delegada Gabriela Morais Bonfim.

Além da sala de brinquedos e livros, a delegacia agora tem um pula-pula na área externa do ambiente, para que as crianças possam se divertir enquanto esperam seus responsáveis.

Espaço externo agora tem pula-pula para as crianças – FOTO: PCMC

Faça sua doação

Portanto, para a manutenção da sala que acolherá as crianças, a Delegacia de Atendimento à Mulher de Governador Valadares pede à comunidade que doe brinquedos, livros e demais objetos para distração infantil.

As doações podem ser entregues na própria delegacia, localizada na rua Arthur Bernardes, nº 932, Centro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM

Homem é assassinado a tiros após discussão

🔊 Clique e ouça a notícia GOVERNADOR VALADARES – Um homicídio foi registrado na noite deste sábado (29), na rua Itanhomi, no bairro Nossa Senhora das Graças. Ronaldo Pereira de