Projeto “Além dos Muros” estimula talentos de crianças em escolas municipais de Ipatinga

O projeto “Além dos muros” está acontecendo em várias regiões de Ipatinga. O objetivo é estimular e promover talentos nas escolas municipais da cidade. A iniciativa é da Seção de Projetos e Programas Especiais (Sepes) e da Secretaria de Educação.

Parte da grade da educação integral no município, o projeto visa ampliar os espaços de aprendizagem para além das salas de aula. Assim, são realizadas atividades pedagógicas, apresentações de música, dança, teatro, artes visuais e esportes fora do ambiente escolar. As ações oportunizam aos alunos uma vivência nas praças e espaços no entorno da escola.

De acordo com a Secretaria de Educação de Ipatinga, compartilhar com a comunidade escolar as vivências dos alunos nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs), polos de Educação Integral, Escolas Municipais de Educação Infantil e Escolas Municipais do Ensino Fundamental I e II produz efeitos muito abrangentes.

“A intenção do trabalho é a busca de potenciais educativos na comunidade, estabelecer parcerias para a realização de mostras dos trabalhos elaborados pelos professores e educadores e contribuir para o crescimento dos alunos com linguagens que articulam saberes e envolvem práticas de criar, ler, produzir e construir”, disse.

Segundo a Secretaria de Educação do município, quanto mais os pais se envolvem no âmbito escolar, melhor o desempenho e o desenvolvimento dos alunos, além de significar a valorização da instituição de ensino.

Execução

A execução do projeto se dá em três fases. A Ação 1 conta com atividades pedagógicas, mostras culturais e esportivas nos polos de Educação Integral, nas praças e/ou espaços no entorno da escola. Trabalhada com os alunos e pais, esta primeira etapa já está acontecendo e se prolongará pelos próximos dois meses.

A partir do dia 19 de outubro começa a ser cumprida a segunda etapa. A Ação 2, que acontecerá no Instituto Cultural Usiminas, contará com mostra cultural dos alunos da Educação Integral, apresentações de dança, música e teatro.

A finalização dos trabalhos será no dia 27 de outubro, com a Ação 3, o 1º Festival de Xadrez, no Parque Ipanema.

O objetivo é que todas as apresentações sejam expostas à comunidade, a fim despertar o sentimento de responsabilidade e estreitar a relação de cada unidade escolar com o seu entorno.

A programação completa das atividades pode ser conferida por meio das redes sociais oficiais da Prefeitura de Ipatinga.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM