Na última sexta-feira (23), a Prefeitura de Manhuaçu, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Comércio, Indústria e Meio Ambiente anunciou o “Programa Diversificar”.
A ideia do programa é distribuir mudas frutíferas para a diversificação da produção agrícola no município, em parceria da Emater, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Manhuaçu, Sindicato dos Produtores Rurais de Manhuaçu e CMDRS – Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável.
Segundo a secretaria, o programa é direcionado para agricultores de Manhuaçu e será executado em duas etapas: além da distribuição de mudas de árvores frutíferas, trará capacitação para os produtores rurais.
“Neste primeiro momento nós pretendemos distribuir seis mil mudas de abacate para os produtores que já se inscreveram, sendo uma parte agora em 2022 e outra em 2023. Nós já tivemos uma palestra para os produtores sobre o abacate, por isso a prioridade para a fruta neste momento. Na segunda etapa nós iremos distribuir mudas de outras árvores frutíferas, como laranja, acerola, manga, limão, goiaba e pupunha”, explica o secretário de Agricultura, Comércio, Indústria e Meio Ambiente, Sandro Tavares.
Ainda de acordo com o secretário, a dinâmica do programa acontecerá com base na parceria estabelecida entre a Prefeitura e os beneficiários.
“O município entra com a distribuição dos kits para plantio, prestar assistência técnica e oferecer opções de comercialização. Já por parte do beneficiário, ele deverá dar acesso a área de plantio, dar corretamente o destino ao kit recebido, seguir as orientações técnicas, fornecer ao banco de alimentos parte de sua colheita e zelar pelo plantio realizado”, detalha Sandro.
Como participar do “Programa Diversificar”?
Os agricultores interessados em participar do programa podem procurar a Secretaria de Agricultura, Comércio, Indústria e Meio Ambiente, que fica na rua Amaral Franco, 261, Centro, em cima do Cartório Eleitoral, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 16h. Também podem ir ao Escritório Regional da Emater, na rua Lafaiete Vasconcelos Sabido, nº 31, Centro.
Os documentos necessários são: certidão negativa de propriedade; certidão negativa do município; contrato de arrendamento/parceria; cópia da escritura; cópia da identidade; cópia de comprovante de residência; cópia do CPF; e cópia do título eleitoral.















