A Secretaria de Desenvolvimento e Inovação de Governador Valadares apresentou, nesta sexta-feira (29), o edital do programa de aceleração de startups no município, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico. Segundo a secretaria, nesta edição serão apoiadas 100 startups com foco na resolução de desafios públicos e do mercado privado.
Uma das propostas do programa é que as startups apresentem soluções para os serviços públicos, a fim de oferecer melhor estrutura para o atendimento aos cidadãos e melhorar a qualidade de serviços que o governo entrega à sociedade.
O programa também busca oferecer capacitação aos empreendedores, criar uma rede de contato com potenciais clientes e com investidores, além de mentorias com empreendedores de grandes startups mineiras.
“A secretaria tem buscado fazer esses momentos de interação para apresentar editais e tirar dúvidas, para que os empreendimentos da cidade tenham sucesso ao participar de oportunidades como essa, fortalecendo o nosso ecossistema de inovação”, disse a secretária municipal de Desenvolvimento e Inovação, Beatriz de Almeida.
Ainda de acordo com a secretaria, as startups selecionadas pelo programa receberão o auxílio financeiro através da Fapemig (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais) e podem resolver as demandas de municípios, como Governador Valadares, durante um período de até 12 meses após a aceleração. As startups selecionadas poderão contar com aporte para finalizar o processo de seis meses de aceleração que pode chegar a até R$100 mil.
Segundo o edital do programa, as cidades que receberão os testes das tecnologias desenvolvidas serão selecionadas por meio de chamamento público, que terá como critério a participação prévia do município em programas da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico. Informações: Prefeitura de Governador Valadares