Professora usa materiais recicláveis nas aulas remotas de educação física em MG

Em suas aulas, a educadora pretende estimular os alunos a utilizarem os materiais que têm em casa, além da participação da família nas atividades

Já imaginou uma sacola plástica sendo transformada em peteca, uma meia em uma bola ou um rodo em um taco de golfe? Nas aulas de educação física ministradas pela professora Milena Aparecida Faria dos Santos isso é possível.

Com o Regime de Estudo não Presencial implementado em Minas Gerais devido à pandemia da Covid-19, a educadora da Escola Estadual Antônio Novais, em Ribeirão Vermelho, precisou pensar em novas formas de realizar suas aulas. Uma das alternativas encontradas por ela foi estimular os estudantes a usarem os materiais que tivessem em casa no desenvolvimento das atividades propostas na disciplina.

“Nas minhas aulas, eu sempre falo sobre o esporte e, depois, posto um vídeo para que eles possam realizar a prática. Quero que os alunos usem os materiais que têm em casa. Utilizamos balde, rodo, garrafa plástica, potes e sacolas. Além disso, busco elaborar atividades que os alunos possam desenvolver com suas famílias em casa”, conta Milena.

As aulas com as atividades práticas são gravadas em vídeos curtos que, segundo a professora, podem ser enviados pelo telefone, mas que também ficam disponíveis no Youtube. Os alunos que não têm acesso à internet também participam. Para eles, a professora montou instruções que auxiliam na realização das atividades. As orientações foram impressas e entregues, em suas residências, junto com o Plano de Estudo Tutorado (PET).

Nas aulas, os alunos já tiveram a oportunidade de criar, por exemplo, um jogo utilizando uma folha, caixa de sapato, tesoura e cola. Uma peteca usando papel, pano ou sacola, além de um jogo de pescaria feito com materiais reciclados.

Após fazerem as atividades, os alunos enviam depoimentos contando como foi a realização da iniciativa proposta. “São aulas que dão espaço para a criatividade dos estudantes. Eu sempre passo para eles o que é necessário para executar a tarefa, mas se eles quiserem utilizar outro material, para chegar no mesmo resultado, está tudo certo”, destaca a professora.

Para a educadora, vencer os desafios impostos neste novo cenário de atividades remotas está sendo uma grande experiência. “Toda semana é necessário reinventar. É muito gratificante o retorno que estou tendo dos estudantes. Recebo vídeos e neles têm pais, mães e irmãos fazendo as atividades juntos. Dá para ver que toda família participa”.

Estimular os alunos a utilizarem materiais diferenciados e que são comuns no dia a dia para ensinar sobre técnica e tática, por exemplo, trouxe para a professora de educação física vivências que serão utilizadas, também, no retorno das atividades presenciais. “Quando tudo voltar ao normal, pretendo continuar utilizando nas minhas aulas”, conclui a professora que dá aulas para alunos dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM