Professora do Unileste publica pesquisa pela principal biblioteca digital da América Latina

A professora do curso de Psicologia do Unileste Stela Maris Bretas publicou artigo de pesquisa científica titulado “Controvérsias sobre ensino remoto em escolas no isolamento social: um estudo dos posicionamentos de entidades da educação e psicologia”, pela Scientific Electronic Library Online (SciELO) – considerada a principal biblioteca digital de periódicos científicos da América Latina. A pesquisa foi feita em parceria com as egressas Marielle Costa Silva e Elenice Procópio Araújo, e contou com o apoio de um grupo de psicólogos mineiros.

Em resumo, no texto foram levantados dados qualitativos de período referente ao início da pandemia da covid-19, entre 11 de março e 11 de maio de 2020, sobre educação e psicologia no âmbito do ensino a distância nas escolas. Os pesquisadores analisaram 86 produções documentais, escritas e audiovisuais, como referência, constatando ao final que as estratégias educacionais e pedagógicas aplicadas ao período, por necessitarem de certa improvisação, podem significar consequências nocivas não só para os aprendizes, mas também para os profissionais da educação de forma geral.

“Essa pesquisa começou a ser desenvolvida bem no início da pandemia, quando surgiu a urgência para adotar o ensino remoto. É um trabalho muito importante e de grande valia para outros estudos mais abrangentes sobre as ações pedagógicas e a psicologia nos processos de ensino-aprendizagem. Ressalto ainda a satisfação em poder contribuir com duas ex-alunas, que hoje são excelentes profissionais e colegas de profissão. É o tipo de experiência que mostra como a formação de qualidade abre caminhos para um aprendizado constante”, disse Stela. 

Para conferir o artigo na íntegra e saber mais sobre os autores, clique aqui

A SciELO   

Scientific Electronic Library Online (SciELO) é uma iniciativa criada para responder às necessidades da comunicação científica e facilitar o acesso à produção científica e o desenvolvimento de novas pesquisas, principalmente na América Latina e Caribe.  

Desenvolvida pela Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo (FAPESP), em parceria com o Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (Bireme), a biblioteca digital passou a contar, a partir de 2002, com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O portal confere acesso a artigos completos de periódicos de diversos países latinos e caribenhos, como Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Cuba, Costa Rica, Venezuela, Bolívia, Peru e Uruguai. E, também, possui acesso a textos científicos da Espanha, Portugal e África do Sul. 

Com informações do Unileste

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM