[the_ad id="288653"]

Professora da Univale lança livro com temática interdisciplinar

O trabalho é resultado da sua pesquisa de doutorado e tem assuntos pertinentes ao momento atual

A professora Maria Terezinha B. Vilarino, do curso de Pedagogia e do mestrado da Univale, lança o livro “Hábitos culturais e cuidados com a saúde: resistências e mudanças”. A publicação é da editora Fino Traço e focaliza a experiência da implementação do Serviço Nacional de Saúde Pública (SESP) na região do Vale do Rio Doce nas décadas de 1940-1960.

O livro tem como objetivo analisar os contextos políticos e econômicos da instalação do SESP na região. O ponto central da pesquisa é examinar os interesses e as percepções em torno das transformações culturais que aconteceram nesse período em cidades como Governador Valadares e Colatina.

A publicação é fruto de sua pesquisa de doutorado na UFMG e para essa análise a professora contou com conhecimentos de diferentes disciplinas, como sociologia, antropologia e história, todas interligadas na discussão para explicar a saúde daquele período.

Lançamento do livro vem em um momento em que é preciso discutir novos hábitos

O tema mais debatido nos últimos tempos tem sido relacionado a questões de saúde pública, em decorrência da Covid-19. Muito tem se discutido sobre quais são os hábitos de comportamento e higiene para evitar a contaminação pelo vírus. Diante desse cenário, é mais necessário do que nunca trazer pesquisas que discutam temas relacionados à saúde e comportamentos culturais.

A publicação trata um pouco das resistências e desafios da medicina popular, da medicina científica e da educação sanitária que foi implantada entre as décadas de 40 e 60, que ensinava as pessoas a se cuidarem. Segundo a professora, naquela época os agentes de saúde mostravam à população novos hábitos de higiene pessoal, instalação de fossas sanitárias nas casas, campanhas de vacinação, entre outros.

Mesmo que o livro trate de outro momento da história, essa discussão ainda é muito atual, pois são necessárias novas dinâmicas de adaptação à nova realidade. É necessário tomar medidas de autocuidado, higiene e mudança de hábitos para prevenção à Covid-19 e outras doenças. Maria Terezinha considera um bom momento para o lançamento do livro.

“Na história, nós lidamos com as mudanças e permanências de aprendizado e reaprendizado, novos hábitos e costumes. A partir desta  pandemia, temos um processo de compreensão dessas mudanças. Isso torna um momento especial para o lançamento do livro”, diz a professora.

Maria Terezinha é professora do curso de Pedagogia e hoje ministra disciplinas ligadas às políticas públicas. Ela leciona também no Mestrado Gestão Integrada de Território, na área de saúde pública, comunicação e cultura.

O lançamento do livro será feito em uma live no perfil do Instagram da editora Fino Traço, no dia 4 de dezembro, às 18h. Para conferir, é só acessar o link. https://www.instagram.com/finotracoeditora/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM

Criador do Menino Maluquinho, Ziraldo morre aos 91 anos

🔊 Clique e ouça a notícia RIO DE JANEIRO – O escritor Ziraldo morreu neste sábado (6) aos 91 anos,. A informação confirmada pela família do desenhista foi que ele morreu enquanto dormia, no