Governador Valadares alcançou nesta quinta-feira (15) a marca de mais de 130 mil pessoas vacinadas com a primeira dose do imunizante contra o coronavírus. A taxa de aplicação de vacinas deu salto importante nas últimas semanas, graças à quantidade de doses enviadas pela Secretaria de Estado de Saúde (SES). Porém, quando se fala da aplicação da segunda dose, a baixa procura tem alertado a Secretaria Municipal de Saúde. A preocupação levou a coordenadora do setor de imunização da Prefeitura, a médica Márcia Cordeiro, a fazer um alerta à população, para que se dirija a uma das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e tome as duas doses da vacina dentro do prazo, garantindo a imunização contra a doença.
Até o momento foram vacinados com a primeira dose em Governador Valadares 131.782 pessoas. Dessas, 36. 381 já receberam a segunda dose. De acordo com a coordenadora do setor de imunização, o processo de vacinação no município se acelerou nas últimas semanas. A vacinação contra a covid-19 se iniciou no dia 19 de janeiro na cidade, que tem mais de 280 mil habitantes, segundo o IBGE.
“Estamos bem adiantados com a imunização contra a covid em Valadares. Estamos na faixa etária de pessoas de 31 anos acima sem comorbidades. Já vacinamos os grupos de idosos, gestantes, puérperas. Mas a preocupação é que a gente sabe que muitas pessoas desses grupos não retornaram para a segunda dose. As segundas doses precisam ser tomadas no tempo certo. Tivemos um problema com falta de doses da CoronaVac, por falta de doses, mas o estoque já foi restabelecido”, informou Márcia.
De acordo com Márcia Cordeiro, muitos valadarenses estão deixando de tomar a segunda dose da vacina contra o coronavírus no prazo adequado. Isso significa que essas pessoas não estão completamente protegidas contra a doença. Portanto, devem procurar imediatamente um dos pontos de vacinação da cidade.
A preocupação maior, conforme Márcia, é com quem recebeu a primeira dose da AstraZeneca. “A gente precisar alertar a população, porque tem pessoas que não compareceram ainda para receber a segunda dose da AstraZeneca, e já está com o tempo esgotado. Sempre gostamos de frisar que a eficácia das vacinas da Pfizer, CoronaVac e AstraZeneca dependem da aplicação da segunda dose. Portanto, é importante a população ficar atenta quanto ao tempo de retornar para receber a segunda dose. Enquanto a pessoa não vem receber a segunda dose, ela está mais exposta a pegar a doença, ter mais complicações e vir a óbito. Só após a terceira semana com a aplicação da segunda dose é que a pessoa está com a imunização completa; aí, os riscos de ter complicações graves são baixíssimos”, alertou.
Veja o alerta dado pela Dra. Márcia Cordeiro para a população de Valadares:
A população deve ficar atenta aos intervalos para a aplicação da segunda dose. Para a CoronaVac, o intervalo entre a primeira e a segunda dose é de 14 a 28 dias. Já para as vacinas de Oxford/AstraZeneca e Pfizer, é de 8 a 12 semanas (três meses). O complemento da imunização precisa ser feito com a mesma vacina da primeira dose. Ou seja, quem começou com CoronaVac termina com CoronaVac; quem começou com AstraZeneca termina com AstraZeneca.
Os motivos para a população não retornar para tomar a segunda são ainda desconhecidos. Segundo Márcia, é preciso tomar cuidado com informações falsas sobre as vacinas compartilhadas nas redes sociais. “Pode ser por esquecimento ou achar que apenas uma dose já é o suficiente, através de informações erradas ou medo. Em relação ao medo da reação vacinal, podem ficar despreocupados. Todas as vacinas podem apresentar reações, mas não são reações graves. Isso não deve ser motivo para não tomar a vacina”, ressaltou Márcia.
Segundo a coordenadora, um dos motivos de a imunização ter avançando em Valadares foi a chegada da vacina Janssen, de dose única. “Em função de recebermos um quantitativo maior de vacinas, isso ocasionou um avanço na aplicação das doses, e a gente está quase emplacando 130 mil pessoas com a primeira dose. Outro motivo para o avanço foi a chegada de cerca de 7 mil doses da Janssen ao município, devido à sua dose única.”
Expectativa para a chegada de novas doses
A Prefeitura de Valadares ainda não divulgou o próximo cronograma de vacinação contra a covid-19. O avanço da vacinação depende do envio de vacinas da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) às Unidades Regionais de Saúde de referência.
Segundo Márcia Cordeiro, não há previsão de envio de novas doses. “Fizemos uma programação até sexta-feira (16) e até o momento não temos programação para a próxima semana. O que está sendo sinalizado neste momento é que as doses estão se esgotando. Não temos informação concreta até o momento de quando irão chegar mais doses ao município. Por enquanto, é melhor aguardar as novas remessas para continuar o processo de imunização da população.”
Não se deve escolher vacina, alerta coordenadora
Quatro vacinas contra a covid-19 estão em uso no Brasil: AstraZeneca, CoronaVac, Pfizer e Janssen. Mas tem quem prefira escolher o imunizante, como se fosse vinho. Em Valadares não é diferente. “Infelizmente, isso tem acontecido por aqui. Não são muitos, mas uma minoria que insiste em escolher qual vacina tomar. Vacina boa é vacina no braço. Todas as vacinas são eficazes, são vacinas seguras. Portanto, não vale a pena se estressar pela falta de uma vacina ou deixar de vacinar porque não encontrou uma vacina que a pessoa julga ser ‘melhor’ que as outras. É até uma falta de respeito, pois quantas pessoas não tiveram a oportunidade de se imunizar a tempo e infelizmente acabaram morrendo. Então, não é legal ficar por aí escolhendo qual vacina tomar”, alertou.
Vacinação continua nesta sexta (16)
Segundo a Prefeitura de Valadares, a vacinação contra a covid-19 continua para as pessoas a partir de 30 anos amanhã (16), em 21 pontos de vacinação espalhados pela cidade.
A imunização para este público específico não vai precisar de agendamento. Das 8h às 12h, as pessoas poderão se vacinar no ESF Carapina II, ESF Nova JK I e II, ESF Mãe de Deus I e II, UBS Lourdes, ESF Santa Rita II, ESF Vila Parque Ibituruna, ESF Vila dos Montes e Vila do Sol, ESF Esperança e Nossa Senhora das Graças, ESF Atalaia e Asteca, ESF Bela Vista, ESF Santos Dumont I e II, ESF Santa Rita III e IV/EAP Santa Rita e no auditório da Secretaria de Saúde. Para vacinar é necessário levar documento oficial com foto, CPF ou carteira do SUS e carteirinha de vacinação (se tiver).