Ação visa a garantir que os aumentos aplicados pelas refinarias só sejam repassados aos consumidores após o fim do estoque nos reservatórios
O Procon de Valadares fiscaliza rotineiramente os postos de combustíveis do município, a fim de coibir a cobrança de preços abusivos. O último levantamento aconteceu esta semana, iniciando na última terça-feira (24) e finalizado hoje (26). Nos três dias de fiscalização, 53 estabelecimentos foram visitados na cidade e verificado que as margens de lucro se encontram dentro da normalidade.
Segundo a coordenadora do Procon-GV, Carolinne Vianna Rocha, o preço médio da gasolina comum no município está em torno de R$ 6,333; enquanto o etanol é adquirido pelo valor médio de R$ 4,636.
De acordo com o Procon-GV, o trabalho de fiscalização tem como foco o preço e não a qualidade dos combustíveis. Vale lembrar que após a primeira visita, os estabelecimentos têm até dez dias para apresentarem as notas fiscais de compra dos combustíveis. A medida se faz necessária para garantir que os aumentos aplicados pelas refinarias só sejam repassados aos consumidores após o fim do estoque nos reservatórios.
Em casos constatados de irregularidades nos preços repassados aos consumidores, a penalidade prevê aplicação de multa e demais penalidades previstas em lei.
A população também pode e deve ajudar na fiscalização, denunciando preços abusivos nos postos de combustíveis. Para isso, basta ligar para a sede do Procon: (33) 3276-7699.
Confira a lista com nome do posto; endereço; bandeira; porcentagem de etanol/gasolina; valor da gasolina comum e aditivada, do etanol, do diesel comum e do S10; bem como variações de preço, média mensal e anual apurada pelo Procon-GV neste link.