WhatsApp-2.png

Procon Assembleia apoia mutirão para negociação de dívidas

Ação será realizada virtualmente até 31 de março com a participação de mais de 160 instituições

Procon da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) orienta os consumidores endividados sobre um novo mutirão de negociação de dívidas, que será realizado, virtualmente, entre 7 e 31 de março de 2022.

A ação é uma iniciativa da Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), em parceria com o Banco Central do Brasil, a Secretaria Nacional do Consumidor e a Associação Brasileira de Procons (ProconsBrasil), da qual o Procon Assembleia faz parte. O mutirão acontece no mês em que se comemora o Dia Internacional do Consumidor (15 de março).

A negociação será feita por meio do site www.consumidor.gov.br, que tem a participação de mais de 160 instituições financeiras. Poderão participar os consumidores (pessoa física) com débitos em atraso junto a bancos e financeiras. As dívidas que possuem bens em garantia, como financiamentos de veículos e imóveis, por exemplo, não poderão ser objeto de negociação nesse mutirão. Serão aceitos débitos atrasados no cartão de crédito, cheque especial, crédito consignado e outros.

Na opinião do coordenador do Procon Assembleia, Marcelo Barbosa, é uma boa oportunidade para que o consumidor com dívidas em atraso possa quitar seus débitos, voltar a ter crédito e tirar seu nome dos cadastros de proteção ao crédito, como SPC e Serasa. Segundo ele, nesse tipo de mutirão normalmente há condições mais favoráveis para que os consumidores coloquem em dia seus pagamentos atrasados.

O coordenador orienta que o cidadão interessado deve estudar muito bem a proposta que pretende oferecer à instituição credora, de forma que ele consiga de fato honrar a negociação até o fim.

“Trata-se de um compromisso que o consumidor está assumindo perante o banco por meio dessa negociação. Por isso, ele deve pensar bem no montante de dinheiro que poderá disponibilizar mensalmente para quitar sua dívida”, afirma Marcelo Barbosa.

Informações detalhadas sobre o mutirão podem ser encontradas no site www.mutirao.febraban.org.br. ALMG

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM