Primavera deve começar com pancadas de chuva em Governador Valadares

Devido a uma frente fria que vai passar pelo litoral do Sudeste no próximo dia 20, a estação das flores não deve chegar em um dia ensolarado como de costume

Na próxima terça-feira (22) inicia-se mais um ciclo da primavera, a estação conhecida por dias ensolarados e flores mais coloridas e vibrantes. Mas neste ano as coisas vão ser um pouco diferentes, por conta de uma frente fria que vai passar pelo litoral da região Sudeste no próximo domingo, dia 20.

De acordo com a professora e climatologista da IFMG-GV Daniela Martins Cunha, de 40 anos, essa frente fria vai ocasionar alterações de temperatura e, possivelmente, pancadas de chuva na segunda (21) ou terça-feira, que é o primeiro dia da primavera, o que vai fazer com que a estação das flores comece de um jeito totalmente diferente do habitual, visto que todos os anos ela sempre vem em dias de forte sol.

“Normalmente, na primeira quinzena de setembro ainda tem alguma frente fria chegando à região, mas, quando a primavera está chegando, sempre começamos com dias ensolarados. Neste ano ocorreu essa inversão. Por conta dessa frente fria, possivelmente, pode ocorrer chuva (em Valadares) na segunda ou terça-feira.”

– Daniela Martins Cunha, climatologista IFMG

Ainda segundo a climatologista, setembro de 2020 tem sido um mês bem atípico na maior parte de Minas Gerais, visto que a primeira quinzena foi marcada por uma temperatura bem quente, com cara de verão, enquanto ainda estamos no inverno. Para se ter uma ideia, a média de temperatura do mês teve valores bem acima do esperado, de 29,7o, conforme a Normal Climatológica (NC). Confira abaixo um gráfico feito pela professora Daniela retratando o cenário do clima em Valadares:

Temperaturas máxima e mínima e chuva acumulada mensal para Valadares, segundo dados extraídos da Normal Climatológica do Inmet

Daniela ainda explicou que “a partir do mês de outubro – principalmente –, novembro e dezembro, a média das temperaturas máximas e mínimas deve ir aumentando gradativamente, na medida em que o verão se aproxima. Assim como as chuvas acumuladas mensalmente, que também tendem a se elevar durante esse período”. Ou seja, nesses meses podem ocorrer chuvas, mas com climas mais abafados, conforme se aproxima o verão.

Além disso, para o final da primavera e início do verão é esperada a formação de uma La Nina, que se trata do resfriamento das águas do Oceano Pacífico, resultando em temperaturas mais amenas na região Sudeste. Sendo assim, é esperado um verão um pouco menos quente em Governador Valadares.

Temp. Máxima Temp. Mínima Chuva
Outubro 30,90 19,70 69,8
Novembro 30,80 20,70 170,4
Dezembro 31,20 21,50 234,9

Então, os valadarenses podem se preparar para uma início de primavera não tão florido assim. No entanto, com o passar dos dias, o tão famoso “calor de GV” deverá retornar, até o início de outubro, quando algumas pancadas de chuvas podem voltar a aparecer.

#diarioriodoce #gv #clima #primavera #estacoes #chuvas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM