As primeiras semanas de março, segundo meteorologistas, devem iniciar com menos volumes de chuvas em Governador Valadares em comparação com o mês de fevereiro, que foi um mês totalmente anômalo. Em alguns municípios do Leste de Minas espera-se chover dentro da média esperada ou um pouco acima – no geral entre 10 e 50 mm, conforme dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
De acordo com o Inmet, as previsões climatológicas para o verão de 2021 foram confirmadas diante do ocorrido no mês de janeiro – chuvas muito abaixo das médias, e para o mês de fevereiro a previsão inicial era de chuvas dentro da média ou com pequenas anomalias negativas, ou seja, chuvas um pouco abaixo da média.
Contudo no decorrer do verão, e mais especialmente no final de janeiro, houve alterações para a previsão do mês de fevereiro de 2021, o qual acabou sendo marcado por anomalias positivas de chuvas – chuvas acima da média na maior parte dos municípios de Minas Gerais.
Segundo Daniela Martins Cunha, professora, climatologista e pesquisadora do Instituto Federal de Minas Gerais em Governador Valadares (IFMG/GV), o mês de fevereiro foi acima da média no volume normal de chuvas em Valadares e região. Temporais causaram estragos em cidades da região Leste e Zona da Mata, por exemplo. “Nota-se que em média choveu cerca de 3/4 vezes mais que o esperado, sendo parte dessa chuva concentrada em um dia ou poucas horas, o que ocasionou muitos danos como enchentes e deslizamentos em alguns municípios. O dia 8 de fevereiro, por exemplo, foi o mais chuvoso em Caratinga – 109 mm; Governador Valadares, 45,4 mm; Timóteo, 69,6 mm. Já em Teófilo Otoni, o dia mais chuvoso foi o 21 com o registro de 75,6 mm”, explicou.
De acordo com Daniela, tais volumes de chuva ocorreram especialmente entre a segunda e a terceira semana do mês de fevereiro sendo provenientes da formação da Zona de Convergência do Atlântico Sul – ZCAS (corredor de nebulosidade que se estende da Amazônia à região Sudeste do Brasil e formada pela umidade proveniente da região amazônica e do Oceano Atlântico).
Para o mês de março, a previsão de anomalias de chuva permanece conforme o previsto no início do verão. Em alguns municípios do Leste de Minas espera-se chover dentro da média esperada ou um pouco acima – no geral entre 10 e 50 mm conforme o mapa. Já para a região do Vale do Mucuri são esperadas chuvas abaixo da média – em geral de 10 a 50 mm.
As médias históricas de algumas cidades para o mês de março podem ser observadas no demonstrativo abaixo: