Prevenção de acidentes é destaque hoje em GV na Campanha Maio Amarelo

0
115
Para chamar a atenção sobre os perigos dos acidentes e suas consequências, será feita a simulação de um acidente em frente à praça dos Pioneiros. FOTO: Divulgação

Com o tema: “No trânsito o sentido é a vida”, para a Campanha do Maio Amarelo deste ano, a Prefeitura e diversos parceiros realizam hoje o “Dia D”. O evento acontece na Praça dos Pioneiros, às 08h30, e em seguida, às 09h, vai ser realizada a simulação de um acidente automobilístico entre uma van, uma motocicleta e um carro de passeio. Homens do Corpo de Bombeiros, SAMU, polícias Militar e Civil vão fazer a encenação para alertar as pessoas da importância de evitar acidentes e adotar um comportamento preventivo.

Dados do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e Emergência (SAMU) alertam para a necessidade de uma mudança de comportamento de todos: motoristas, ciclistas e pedestres. Eles dão conta de que na cidade, no período de janeiro a abril deste ano, foram registrados 249 acidentes com motocicletas, 102 acidentes com bicicletas e 24 acidentes com carros.

Durante todo o mês de maio são realizadas diversas atividades em escolas, empresas e pontos estratégicos na cidade, para ressaltar a importância da educação no trânsito. São parceiros da Prefeitura nessas ações a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos (SMOSU), por meio do Departamento de Trânsito, Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem (DEER), Tiro de Guerra, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e Emergência (SAMU), autoescolas Fama, Âncora e Mundial, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, Superintendência Regional de Saúde, médicos do Hospital Municipal e do Hospital Bom Samaritano, Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Liga do Núcleo de Traumatologia da UFJF, Cerest, Fiemg Regional Rio Doce, Sest/Senat, Senai, Corpo de Bombeiros e Casa do Servidor.

Confira a programação das ações do Maio Amarelo:

  • 20/5 – 15h – Passeata dos alunos do Sesi – Avenida JK e Rua 13 de maio.
  • 21/5 – 10h – Blitz das Virtudes: Gentileza no trânsito – Avenida JK e Rua 13 de Maio.
  • 22 à 26/5 –19h – Expoleste – Educação no Trânsito – Unicentro/Univale.
  • 23/5 – 17h – Blitz Vigilantes da Alegria – Colégio Imaculada.
  • 24/5 – 17h – Blitz Vigilantes da Alegria – Colégio Ibituruna.
  • 24/5 – 9h – Blitz Educativa – Avenida Minas Gerais (entre rua Bárbara Heliodora e rua Israel Pinheiro).