Em Valadares, três urnas foram sorteadas para serem auditadas. Duas delas passarão por auditoria de verificação de integridade dos sistemas, enquanto uma outra será auditada no funcionamento em condições normais de uso
O presidente do TRE-MG, desembargador Alexandre Victor de Carvalho, marcará presença na manhã de domingo (29) no Colégio Franciscano Imaculada Conceição, em Governador Valadares, especificamente na seção 10 da 118ª Zona Eleitoral. Ele acompanhará a auditoria de verificação da integridade dos sistemas da urna eletrônica do local. A passagem da autoridade pela cidade faz parte da programação do dia de eleição, que também contará com visitas a Uberaba, Juiz de Fora e Contagem.
Na manhã deste sábado (28), o TRE-MG fez uma transmissão ao vivo em seu canal no Youtube para sortear seis urnas que passarão por auditorias. Além da urna da seção 10 da 118ª Zona Eleitoral, onde o desembargador e presidente do TRE-MG estará presente, a urna da seção 179 da 119ª Zona Eleitoral, também de Governador Valadares, e a urna da seção 269 da 315ª Zona Eleitoral, de Juiz de Fora, serão submetidas a auditoria de verificação da integridade dos sistemas. Essas auditorias acontecerão nas próprias seções eleitorais.
A auditoria de verificação da integridade dos sistemas foi inaugurada nas eleições de 2018. Este ano é a primeira vez que ela é realizada em eleições municipais. Antes da impressão da zerésima, será emitido um relatório contendo os hashes (resumos digitais) e assinaturas dos programas instalados na urna. Essas informações poderão ser conferidas com as que estão disponíveis no site do TSE, para checagem se são os mesmos sistemas assinados na cerimônia de assinatura digital e lacração dos sistemas eleitorais.
Já outras três urnas eletrônicas foram sorteadas para serem auditadas do seu funcionamento em condições normais. As urnas sorteadas são da seção 156 da 152ª Zona Eleitoral, de Juiz de Fora; da seção 142 da 91ª Zona Eleitoral, de Contagem, e da seção 99 da 318ª Zona Eleitoral, de Governador Valadares.
As urnas sorteadas serão retiradas de seus locais de origem (já lacradas, constando os candidatos que concorrem no município e eleitores da seção) e transportadas, de carro ou avião, cedido pelos órgãos de segurança do estado, para Belo Horizonte, onde ficarão sob a vigilância da Polícia Militar.
O procedimento funciona como auditoria para comprovar a segurança e a confiabilidade do sistema informatizado de votação, por meio da comparação dos resultados da votação na urna eletrônica e em cédulas de papel. Os três cartórios eleitorais deverão agora substituir essas urnas por outras urnas eletrônicas de reserva, já existentes nas zonas.
A auditoria de funcionamento em condições normais (que era chamada de votação paralela) foi instituída pelo TSE nas eleições municipais de 2002. Todos os procedimentos no ambiente da votação paralela serão filmados em tempo integral, por câmeras posicionadas na frente do terminal do eleitor. Caso não haja coincidência entre os resultados, deverá ser rastreada, nos registros de vídeo, a gravação dos votos que apresentaram diferença.