O evento homenageou empresários que se destacaram em 2020, 2021 e 2022
O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Gilson Soares Lemes, participou, nessa quinta-feira (26/5), no Minascentro, junto com o presidente Jair Bolsonaro, o governador Romeu Zema e diversas autoridades dos poderes Judiciário, Executivo e Legislativo, da solenidade de posse da nova diretoria da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), para o triênio 2022-2024, e da comemoração do Dia da Indústria. O empresário Flávio Roscoe, do setor têxtil, permanece à frente da entidade.
Também estiveram presentes na solenidade o presidente do Superior Tribunal de Justiça, ministro Humberto Martins, e o presidente da Câmara dos Deputados, deputado Arthur Lira.
O início do evento foi marcado pela inauguração da revitalização do Minascentro, espaço com mais de 23 mil metros quadrados divididos em três andares e com um dos maiores teatros de Minas Gerais, com capacidade para até 1.570 pessoas. O Minascentro possui ainda sete auditórios e 18 salas para usos diversos.
De acordo com a Fiemg, o Dia da Indústria foi instituído pelo presidente Juscelino Kubitscheck em 1957 e, no mesmo ano, a Confederação Nacional da Indústria criou a Medalha do Mérito Industrial para homenagear industriais de destaque.
Na solenidade dessa quinta-feira foram entregues homenagens aos industriais reconhecidos nos anos de 2020, 2021 e 2022. As medalhas foram entregues pelo presidente Jair Bolsonaro, pelo governador Romeu Zema e pelo presidente da Fiemg, Flávio Roscoe.
Os empresários Jefferson de Paula, presidente da ArcelorMittal Brasil; Wilfred Theodoor Bruijn “Bill”, CEO da Anglo American Brasil; e Fernando Caram Patrus, presidente da empresa Ligas de Alumínio (Liasa), foram agraciados com a comenda Ordem do Mérito, da Confederação Nacional da Indústria. Também foram entregues medalhas aos agraciados pelo mérito industrial 2020, 2021 e 2022, pelo Dia da Indústria.
Já os títulos Industrial do Ano 2020, 2021 e 2022 foram entregues, respectivamente, a Marco Antônio Tonussi Rodrigues, diretor de Marketing e Mercado da Tacom Projetos de Bilhetagem Inteligente; Sergio Leite de Andrade, diretor-presidente da Usiminas; e Robert Carlos Lyra, presidente da Delta Sucroenergia.
O título Construtor do Progresso, categoria Meio Ambiente, foi entregue a Germano Luiz Gomes Vieira, que esteve à frente da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, de 2016 a 2020. Já o presidente da Companhia de Fiação e Tecidos Cedro Cachoeira, Marco Antônio Branquinho Junior, é o homenageado da categoria Pioneirismo Industrial.
Em seguida, ocorreu a posse da nova diretoria da Fiemg, tendo como presidente reeleito o empresário Flávio Roscoe. Ele manifestou sua felicidade de estar à frente da Fiemg, ressaltando que tem a sensação de dever cumprido.
O presidente do TJMG, desembargador Gilson Lemes, parabenizou a todos os homenageados, saudou o Dia da Indústria, e desejou muito sucesso à nova diretoria da Fiemg, em especial ao presidente Flávio Roscoe. “Foi uma grande satisfação participar deste evento, que reconhece os empresários que, com empreendedorismo, persistência e visão de futuro, atuam de forma decisiva para o desenvolvimento de Minas Gerais e do Brasil.”
O presidente Gilson Lemes disse ainda que “a indústria mineira é destaque no Brasil e no exterior e fundamental para o crescimento econômico e social do estado, e a Fiemg atua, de forma decisiva, para que a indústria mineira seja cada mais sustentável, inovadora e competitiva”.
Diretoria de Comunicação Institucional – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG