Prefeitura zera fila de espera por equipamentos de locomoção no Cadef

Em 2019 foram entregues 555 cadeiras de rodas comuns e motorizadas, órteses e próteses; e neste ano outros 398 equipamentos

Usuários do Centro de Apoio ao Deficiente Físico Dr. Octávio Soares (CADEF) e representantes de pacientes residentes em asilos da cidade participaram, junto com o prefeito André Merlo, de um ato simbólico para a entrega de equipamentos que vão auxiliar e melhorar a qualidade de vida e o processo de reabilitação desses pacientes.

 Também foi comemorado o fato de a Prefeitura ter zerado a fila de espera por esses equipamentos na rede. “São cadeiras de rodas comuns e motorizadas, muletas, órteses e próteses que vão proporcionar mais autonomia na vida dessas pessoas, um ganho imensurável”, afirmou a coordenadora do Cadef, Erika Guerrieri.

Presente no evento, a professora Adelane Medina comemorou o fim pela espera por uma cadeira de rodas para o filho e garantiu também a de um vizinho que ela ajuda.

“Eu procurei o Cadef para doar a cadeira antiga do meu filho para meu vizinho que teve AVC, mas como agora não tem fila de espera, fizemos os exames e trâmites certinhos e estou levando pra casa duas cadeiras: a do Vinícius e a do Seu Zé, todas novinhas, uma bênção para nós”, exclamou.

A ação reafirma o compromisso e empenho da administração do prefeito André Merlo em garantir que essas pessoas tenham um atendimento humanizado, mais autonomia e liberdade nas atividades cotidianas.

“É uma satisfação muito grande pra nós gestores, e também como pessoas, saber que nosso trabalho está melhorando a qualidade de vida das pessoas. Desde o início buscamos dentro do nosso plano de governo estruturar a rede de atenção a saúde das pessoas com deficiência física, intelectual e autismo. Com muito empenho e responsabilidade de diversos atores, as coisas estão se concretizando”, avaliou o prefeito André Merlo.

A coordenação do Cadef esclarece que tem tido dificuldades para entrar em contato com algumas pessoas que estão aguardando os equipamentos. Por isso, pede os beneficiados que ainda não receberam a comunicação de retirada para que procurem o Centro ou liguem para 3225-1417, para pegar os equipamentos. O Cadef informa que em breve terá cadeiras tetraplégico e monobloco disponíveis, atendendo, assim, uma demanda reprimida da unidade.

O Cadef está localizado à na rua São João, n° 340, Centro.

Avanços na rede de atenção à pessoa com deficiência

Importante destacar também a conquista, nesta gestão, da implantação da Equoterapia, por meio de um convênio assinado com a Associação de Atividades Equestres, Saúde, Esporte, Educação, Lazer e Cultura para Pessoas com Deficiência – Equovila. Somos a primeira cidade na região a disponibilizar esse método terapêutico totalmente custeado pelo SUS para 60 crianças e 25 adultos.

As sessões são realizadas semanalmente no Parque de Exposições, com animais altamente dóceis e saudáveis. “É um ganho muito grande para os pacientes, que têm em seu tratamento diversos benefícios, motores e psíquicos; enfim, uma melhor qualidade de vida”, ressaltou a secretária Municipal de Saúde, Edna Gomes.

As atividades estão paralisadas desde a enchente ocorrida no início do ano e em razão da pandemia do novo coronavírus (COVID-19). A equipe multidisciplinar do Cadef está analisando formas seguras para retomar os atendimentos com segurança para os pacientes e profissionais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM

PM prende suspeito por furtar loja e farmácias

🔊 Clique e ouça a notícia MANHUAÇU – Nessa quarta-feira (27), um homem suspeito de furtar estabelecimentos comerciais em Manhuaçu foi detido pelas autoridades na cidade de Ibatiba, em Espírito