Prefeitura inicia obras que otimizarão acesso à Ilha dos Araújos

Execução do projeto trará mudanças positivas no sentido do trânsito, beneficiando o fluxo em ruas do entorno

A Prefeitura iniciará na próxima segunda-feira (15) uma importante etapa do Plano Municipal de Mobilidade Urbana, que vai melhorar o acesso à Ilha dos Araújos e otimizar o trânsito na entrada do bairro e em outras vias da região. O projeto foi apresentado a moradores da Ilha em uma reunião na manhã desta quarta-feira (10), no 5º andar do Prefeitura.

O início das obras se dá com a realocação do canteiro principal localizado na rua Peçanha, na saída da ponte. Já o canteiro central, que se inicia no mesmo ponto e segue pela Orbis Club, será unificado e passará por uma readequação, permitindo, assim, o alargamento da via. Com isso, os veículos que estiverem saindo ou entrando do bairro ganharão uma faixa a mais para seguir o percurso.

Mais à frente, próximo à praça Vereador Mário Rocha, será construída uma rotatória, que trará mais fluidez durante o tráfego. Como forma de deixar o trânsito ainda mais organizado, o projeto de reestruturação inclui a implantação de sinalizações verticais e horizontais, como pinturas de faixas, incluindo as de pedestre, e placas de “dê a preferência” e parada obrigatória, entre outras.

De acordo com o Departamento de Transporte, Trânsito e Sistema Viário, as modificações trarão inúmeros benefícios, pois contribuirão com o fim da retenção viária existente nas ruas Prudente de Morais e Sá Carvalho. Além disso, as mudanças acabarão com os conflitos de trânsito, melhorando a infraestrutura urbana e trazendo mais alternativas na saída do bairro.

Sentido do trânsito irá mudar

Uma das principais mudanças será a inversão no sentido do trânsito em algumas ruas das imediações, assim que a obra for concluída.

Quem entra

Para quem for acessar o bairro, não será mais possível entrar diretamente pela Peçanha como é atualmente. A entrada será pela avenida Minas Gerais, seguindo pela Orbis Club e convergindo à esquerda na Peçanha. Como o canteiro principal será realocado e funcionará como uma alça de contorno, a rua ganhará mais faixas para os veículos circularem.

Outra forma de acesso é pela avenida Rio Doce, por baixo da Ponte. Será possível fazer a entrada convergindo à esquerda na rotatória da praça Vereador Mário Rocha, seguir pela Orbis Clube e acessar a Peçanha.

É importante frisar que o sentido da Peçanha não será invertido em toda a cidade. Ele continuará como é atualmente somente até a esquina com a Prudente de Morais. Sendo assim, quem for entrar no bairro sem passar pela avenida Minas Gerais deve ficar atento, pois deverá convergir à direita na Marechal Floriano, ou mais à frente na Prudente de Morais, entrar à esquerda na São Paulo e continuar o trajeto pela avenida Rio Doce sentido Ilha. 

Quem sai

Os condutores que forem deixar o bairro, além de poder continuar a seguir pela Orbis Club, como é hoje em dia, têm a possibilidade fazer o contorno pelo novo canteiro principal, continuar na Peçanha, e convergir à esquerda na Sá Carvalho ou, adiante, na Prudente de Morais.

Cabe reforçar que a inversão no sentido do trânsito nas ruas Sá Carvalho, que será único até a Belo Horizonte, e Peçanha, que será único só até a esquina com a Prudente de Morais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM