Prefeitura e SAAE instalam bebedouros ecológicos para incentivar o consumo de água

Além de promover a saúde através da hidratação, a proposta é reduzir a produção de plásticos e proteger o meio ambiente

A hidratação é fundamental para a saúde e ajuda no fortalecimento do sistema imunológico. Mas nem todas as pessoas têm o hábito de beber água com frequência. Para incentivar a hidratação, a Prefeitura e o SAAE começaram, nesta semana, a instalar bebedouros inteligentes (acionados por aplicativo) em pontos estratégicos da cidade.

Eles são chamados de Estações de Reabastecimento de Água (ERA) e neste projeto piloto serão colocados em locais de grande movimentação de pessoas: portarias do Pronto-Socorro do Hospital Municipal e da Prefeitura, Ambulatório Dr. Ruy Pimenta (já instalados), Mercado Municipal e Parque Natural Municipal. Posteriormente, dependendo da demanda, eles poderão ser mudados de local ou outros serem instalados pelo Município em novos espaços. Como a pandemia exige cuidados especiais, os bebedouros contam com tecnologia touchless, ou seja, sem contato algum.

Tecnologia

Para liberar água é simples: o usuário precisa possuir um frasco reutilizável e baixar o app da Refilme. Depois é só escanear o código instalado no bebedouro (QR Code), definir o volume (200ml, 300ml ou 500ml) e a temperatura desejados (natural ou gelada). Os bebedouros são acessíveis para cadeirantes.

Fontes de água potável grátis são uma tendência mundial e estão presentes na França, Itália, Inglaterra e nos Estados Unidos. No Brasil, a Refilme, das engenheiras Flávia e Isabela Vitoi, leva essa tecnologia para vários estados desde 2020. A ideia foi abraçada pelo prefeito André Merlo por contribuir com o saneamento e a qualidade de vida da população.

“Precisamos cuidar das pessoas e do meio ambiente. Nosso desejo é oferecer meios para a população reabastecer seu frasco reutilizável com água, evitando assim a geração de resíduos”, explicou o prefeito André Merlo, lembrando que o Brasil é o quarto no ranking dos países que mais produzem lixo plástico – 400 anos é o tempo de decomposição das garrafas na natureza. “Manter-se hidratado previne doenças e oferecer água sem contato do usuário, reduzindo assim as chances de contaminação, é muito importante neste momento que enfrentamos”, completou o prefeito.

Outra novidade é a facilidade de acesso aos relatórios mensais de qualidade da água do SAAE, disponíveis no aplicativo. “A população terá os laudos na palma da mão e poderá comprovar que nossa água é de excelente qualidade”, afirma o diretor do SAAE, Walter de Albuquerque, também ressaltando a importância de soluções e causas sustentáveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM