Encontro permitiu a apresentação de propostas, pelos cidadãos, que poderão ser incluídas na minuta do PPA – Plano Plurianual estratégico
Provendo mais cidadania e fortalecendo o diálogo com a população, a Prefeitura de Governador Valadares, por meio da Controladoria-Geral do Município e da Secretaria Municipal de Planejamento (SEPLAN) realizaram, nessa sexta-feira (20), uma audiência pública para ouvir os anseios dos cidadãos valadarenses, bem como sugestões de políticas públicas, projetos e investimentos que poderão contribuir para a solução de problemas e a melhoria na qualidade de vida das pessoas.
Os setores técnicos da Administração estão atualmente trabalhando na construção do texto do Plano Plurianual (PPA) estratégico, o documento adotado como base de planejamento governamental a médio prazo para o exercício 2022-2025, que significa dizer que o plano define metas, ações e diretrizes para a administração do município no próximo quadriênio. A partir da audiência pública, propostas dos cidadãos foram recepcionadas e poderão ser acolhidas para a consolidação do plano de metas.
A audiência foi aberta pelo Controlador-Geral do município, Luciano Souto. Em seguida, o diretor do Departamento de Orçamento da Secretaria Municipal de Planejamento, Paulo Eustáquio, esclareceu a importância do PPA. Para mapear com mais detalhes e registrar as demandas prioritárias da população, foi disponibilizado aos participantes do encontro um formulário que, após preenchimento, foi recebido pela equipe organizadora.
O Controlador-Geral do Município, Luciano Souto, destaca alguns pontos do questionário: “O primeiro questionamento permite ao cidadão apontar o que considera prioritário para fins de investimentos: educação, cultura, esporte, lazer, saúde, coleta de lixo, pavimentação, saneamento, ação social, iluminação pública, turismo, habitação, abastecimento, meio ambiente, obras, trânsito, inovação e tecnologia. Em seguida, o cidadão é convidado a apresentar especificamente sua proposta. ”
Além de ouvir os participantes, o encontro também esclareceu dúvidas da população. Para o diretor de departamento de orçamento da Secretaria de Planejamento, “essa é uma oportunidade para o cidadão entender quanto e como o Município pode investir em cada área e que, após a conclusão da proposta orçamentária, a Câmara Municipal deverá apreciar e aprovar até 31/12″.
Um dos participantes da audiência foi o estudante Thiago Oliveira, de 23 anos, ele veio representar demandas do bairro Vera. “Esse ato é importante porque comprova que o governo é eleito pelo povo e feito para o povo. É uma oportunidade que a Prefeitura nos dá, pontou”.
Quem não conseguiu participar do encontro, mas deseja apresentar proposta ou relatar um desafio enfrentado, pode enviar a manifestação à Ouvidoria do Município pelo site da Prefeitura: https://bit.ly/3sxgzq3. Independentemente da audiência pública, o canal está à disposição da população para o recebimento de demandas e sugestões a qualquer momento.