Prefeitura de Valadares promove 1ª Conferência Municipal de Transparência e Controle Social

A Prefeitura de Valadares fará um evento inédito: a 1ª Conferência Municipal de Transparência e Controle Social. O objetivo é promover reflexões sobre a política municipal de transparência e aumentar a participação dos cidadãos na gestão municipal, em cumprimento ao plano de ação do Programa de Integridade, lançado em 2021.

O evento será aberto ao público e realizado no dia 24 de março, às 16h30, no 5 andar da Prefeitura. O tema da conferência é “Transparência e Participação Popular na Gestão Pública Municipal”. Também serão eleitos os membros representantes da sociedade civil que integrarão o Conselho Municipal de Transparência. 

Valadares será uma das primeiras cidades no país a instituir esse conselho. Os representantes das instituições privadas que quiserem integrar o conselho devem comparecer ao evento, para se inscrever e participar da eleição.

A Prefeitura tem feito diversas outras medidas para ampliar a transparência da gestão: divulgação de todos os salários dos servidores da Administração Direita, SAAE e IPREM, bem como da Cartilha de Serviços ao Cidadão, das escalas de plantões médicos, da lista de medicamentos disponíveis na Farmácia Central e a destinação de multas de trânsito, além da criação do novo Portal da Transparência da Prefeitura.

Segundo o controlador-geral do Município, Luciano Souto, essa conferência é um marco histórico para Valadares. ”A máxima transparência constitui valorosa diretriz balizadora da atual administração municipal, que se consolida continuamente em nossa cidade. A 1ª Conferência Municipal de Transparência e Controle Social é um projeto histórico no Município e representa verdadeiro instrumento para o aprimoramento da gestão e para o exercício da cidadania”, disse.

Programação:

16h30 – Abertura
16h45 – Palestra Dr. Márcio Amaral, representante da Controladoria-Geral da União CGU (Tema: Programa de Integridade e a Importância da Transparência na Gestão Pública) 
17h – Palestra – Dr. Leonardo Valadares Cabral, promotor de Justiça (Tema: Participação Popular e o Controle Social na Gestão Pública) 
17h15 – Coffee break e inscrições de candidaturas da sociedade civil para o Conselho 
17h30 – Eleição do 1º Conselho Municipal de Transparência e Controle Social
17h55 – Encerramento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM

Acidente na MG-108 deixa dois feridos em Manhumirim

🔊 Clique e ouça a notícia MANHUMIRIM – Um carro capotou na manhã deste sábado (27) na MG-108, próximo ao Córrego do Lessa, em Manhumirim. O acidente deixou dois homens