Rede Municipal de Ensino de Governador Valadares dá mais um passo em direção a democratização digital
A Prefeitura Municipal de Governador Valadares inaugurou, na tarde desta quarta-feira (22), o Polo de Transformação Digital. O espaço, localizado na rua Peçanha, no Centro de Valadares, proporciona imersão tecnológica com equipamentos de última geração, oficinas e laboratórios modernos aos alunos da rede municipal de ensino.
O Polo de Transformação Digital faz parte do Projeto POD (Poder Digital), uma parceria entre a Prefeitura de Valadares, por meio da Secretaria Municipal de Educação com o Instituto Brasileiro de Gestão Social (IBGS), com o objetivo de capacitar os alunos de escolas municiais e prepará-los para o mercado de trabalho.
Estiveram presentes na solenidade, o prefeito de Governador Valadares, André Merlo, o secretário municipal de Educação, José Geraldo Lemos Prata, a secretária municipal de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, Beatriz Pereira de Almeida, o Cônsul da Eslováquia em Minas Gerais, Renato Werner, e a presidente do IBGS, Magda Queiroz.
O POLO
Na ocasião foi inaugurada a sede do Polo, que possui cerca de 500m², estúdio de gravação, sala gamer, sala para oficinas e sala de simuladores virtuais (VROOM). Os alunos ainda terão acesso a cabines com conexão à internet, telão de LED para divulgação de informações e torneio de jogos eletrônicos. O local também conta com banheiros masculino, feminino e para Portadores de Necessidades Especiais, refeitório, sala de recreação, máquina de lanches e ar-condicionado em todas as salas e climatizador nos espaços comuns.
Serão oferecidos cursos de capacitação de informática e tecnologia, como Informática Essencial; Noções Essenciais de Notícias; Inglês Instrumental de Programação; Áudio e Vídeo; E-Sports e Desenvolvimento de Jogos; Tecnologia de Longa Duração; Montagem e Manutenção de Computadores, Tablets e Celulares; Programação Web, Algoritmo, Estrutura de Dados e Linguagem de Programação, Desenho, Edição e Design Gráfico; Oficinas, Monitoria e Mentorias.
A capacitação é voltada a alunos a partir do 6º ano das escolas municipais. Os cursos vão do básico ao avançado, com carga horária de 30 a 140 horas, direcionados a cada faixa etária. A Educação 4K será à base de conhecimento para os alunos participarem do projeto. O objetivo é estimular habilidades como letramento digital, expressão linguística, matemática, raciocínio lógico, entre outras. O aluno terá acesso aos cursos nas próprias escolas e por um portal EAD, além do Polo.