A Prefeitura de Valadares, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), prorrogou a campanha da gripe na cidade até o dia 31 de julho. Essa medida foi tomada em função da baixa adesão da população ao imunizante. A oferta da vacina segue a toda a população a partir dos seis meses de idade e está disponível em todos os postos de saúde de Valadares.
Dados do setor de Imunização da Prefeitura mostram que apenas 31% do grupo prioritário (crianças, gestantes, idosos, puérperas, professores, povos indígenas, trabalhadores da saúde, agentes das forças de segurança, das forças armadas e de salvamento, funcionários do sistema prisional, dentre outros) está protegido da gripe no município. “Quero alertar e chamar toda a população para procurar o posto de saúde mais próximo de casa e se vacinar. Pode parecer clichê, mas vacinas protegem e salvam vidas”, defendeu a coordenadora do setor de Imunização, Dra. Márcia Cordeiro.
Além disso, a vacina contra influenza pode ser administrada juntamente a outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação, incluindo a da covid-19. Porque, ainda de acordo com a SMS, não há contraindicação para a aplicação de ambas as vacinas.
Para se vacinar, os cidadãos precisam levar um documento com foto e a caderneta de vacinação.