Prefeitura de Valadares convida jovens para jogo virtual conhecido como Game da Cidadania

A Prefeitura de Governador Valadares, por meio da Controladoria-Geral do Município, está convidando crianças e adolescentes, de 11 a 17 anos, estudantes da rede pública municipal, estadual ou da rede privada, para participarem do Projeto Game da Cidadania.

O jogo é desenvolvido pela CGU e consiste em uma atividade lúdica interativa virtual que tem como objetivo estimular a reflexão e a conduta ética e cidadã entre adolescentes e jovens.

O intuito do Game é desenvolver a consciência crítica sobre pequenos atos de corrupção que muitas vezes passam despercebidos no dia a dia das pessoas e são, indevidamente, tratados como algo normal ou de pouca relevância.

A participação é gratuita e as inscrições já estão abertas. O prazo para participação se encerra em 30 de outubro de 2022. O acesso à 1ª etapa do jogo já está liberado e poderá ser feito por meio do seguinte endereço: clicando aqui.

Durante essa semana, a Controladoria-Geral do Município está encaminhando ofício a todas as escolas estaduais e particulares, bem como à Secretaria Municipal de Educação, informando sobre o projeto e solicitando apoio na divulgação com os estudantes.  

A adesão do município ao projeto aconteceu dia 2 de junho deste ano, durante o 37º Congresso Mineiro de Municípios promovido pela Associação Mineira de Municípios (AMM), em Belo-Horizonte. O evento contou com a participação do prefeito André Merlo, do Controlador-Geral do Município, Luciano Souto, e da representante da CGU, Silvana Araújo. Também participou do ato o presidente da AMM, Dr. Marcos Vinícius.

Como funciona?

O Game é desenvolvido em duas etapas, por meio de aplicativo próprio que deverá ser baixado gratuitamente para desktop, tablet ou celular. Na primeira etapa o candidato enfrentará alguns desafios éticos. Aqueles que conseguirem vencer essa etapa estarão habilitados a acessar o link do Sistema de Concursos da CGU para iniciar a inscrição na segunda etapa. Esta contará com um concurso de vídeo em que cada candidato deverá produzir um vídeo autoral, com tempo de duração de um minuto, abordando temas e assuntos apresentados no game.

Serão premiados os autores dos 10 melhores vídeos, sem distinção de posição. Os candidatos, autores dos vídeos selecionados receberão um notebook e um certificado de participação emitido pela CGU. Os vídeos vencedores também serão publicados nas páginas e redes sociais da CGU, a fim de dar publicidade a esses trabalhos e estimular outros jovens e adolescentes a serem protagonistas em ações de prevenção contra a corrupção.

O controlador-geral do Município, Luciano Souto, ressaltou os benefícios do projeto para o público jovem e para a sociedade e convidou os jovens a participarem: “A adesão ao Projeto Game da Cidadania consolida a firme parceria da Prefeitura de Valadares com a CGU, viabilizando projetos voltados para a promoção da ética, da integridade e da consciência cidadã, que estão sendo marcantes na Administração Municipal. A atividade estimula o comportamento íntegro, honesto, respeitoso, responsável, justo e socialmente proativo do cidadão e convida os jovens à reflexão sobre os valores éticos que permeiam o exercício da cidadania, contribuindo para a consolidação de uma cultura de responsabilidade cidadã”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM

Deslizamento de terra deixa dois homens soterrados

🔊 Clique e ouça a notícia GOVERNADOR VALADARES – Na tarde desta quinta-feira (19), por volta das 14h, o Corpo de Bombeiros Militar (CBM) foi acionado para atender uma ocorrência