Prefeitura de Valadares concorre ao 11º Prêmio Mineiro de Boas Práticas na Gestão Municipal

FOTO: Arquivo DRD

Na próxima quarta-feira (10), durante a cerimônia do 11º Prêmio Mineiro de Boas Práticas na Gestão Municipal, a Prefeitura de Governador Valadares vai concorrer no eixo Desenvolvimento Econômico com o programa Mais Inovação, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (SMDCTI).

Valadares concorreu com 70 municípios no eixo Desenvolvimento Econômico, chegando à final com Coronel Fabriciano e Prata. No ano passado, a cidade participou do eixo de Esporte e foi campeã com o projeto Investir no Esporte é Investir na Saúde. A secretária da SMDCTI e o prefeito André Merlo estarão na cerimônia, que será realizada no Expominas, em Belo Horizonte, às 18h. 

A Prefeitura está investindo em leis de inovação, como o Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação e o Fundo Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Política Municipal de Inovação e estabeleceu incentivos fiscais e outros benefícios às startups, empresas de base tecnológica e TICs. Além disso, criou o Parque Científico e Tecnológico Figueira do Rio Doce, o primeiro do Leste de Minas. O local conta com o Coworking Público, um espaço onde os empreendedores podem trabalhar juntos e trocar ideias.

“Essas iniciativas têm trazido resultados positivos, como a união entre empresas, universidades e governos, além do aumento do número de empresas inovadoras. A Prefeitura está empenhada em buscar recursos para investir ainda mais em inovação e vem divulgando editais de recursos para startups. E tudo isso tem um objetivo em comum: promover o desenvolvimento e criar mais oportunidades, diversificando a economia de Valadares. É incrível ver tantos esforços sendo feitos para tornar a cidade ainda melhor por meio do Programa Mais Inovação”, afirma a secretária de Desenvolvimento, Beatriz Pereira de Almeida.

O evento

O Congresso Mineiro de Municípios reúne autoridades, agentes municipais e políticos para discutirem assuntos relacionados às perspectivas do país e dos municípios. Com o tema Governança, Sustentabilidade e Inovação na Gestão Pública, o evento acontece nos dias 9 e 10 de maio, no Expominas, em Belo Horizonte.

Criado em 2010 pela Associação Mineira de Municípios (AMM), o Prêmio Mineiro de Boas Práticas na Gestão Municipal tem o objetivo de premiar as prefeituras do Estado que contribuem para a modernização e melhoria dos serviços públicos. O Prêmio Boas Práticas na Gestão Municipal busca reconhecer e celebrar boas práticas das prefeituras mineiras. Ao todo, foram analisados 310 projetos enviados em cinco eixos (Desenvolvimento Econômico, Educação, Governança, Meio Ambiente e Saúde).

Portanto para participar, as prefeituras enviam seus projetos para a AMM, que avalia com vários órgãos. Os três projetos com maior pontuação em cada eixo recebem a visita in loco. Depois, os técnicos fazem um relatório que será avaliado pela comissão julgadora.

Os três municípios de cada eixo premiados em primeiro lugar recebem um troféu, além de ganhar dois cursos do Centro de Qualificação para Gestão Pública (CQGP) para dois servidores do município.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM