Prefeitura apresenta Plano de Mobilidade Urbana

"Dentro do Plano Municipal de Mobilidade, no dia 24 de agosto começa a funcionar a faixa exclusiva para ônibus", informa o prefeito André Merlo

Uma ação que já começa a valer no dia 24 de agosto é o corredor exclusivo para ônibus, com a finalidade de dar mais agilidade para os usuários, diminuindo o tempo do percurso em até 20%

Em uma coletiva de imprensa na tarde de ontem (20), o prefeito André Merlo apresentou o Plano Municipal de Mobilidade Urbana, que começou a ser desenvolvido em setembro de 2018, em audiências públicas com a população, a fim de entender as necessidades e proporcionar mais qualidade no fluxo urbano. Com menos de um ano, várias ações começaram a ser implantadas na cidade.

Um dos destaques do plano é o corredor exclusivo para ônibus, que pretende dar mais agilidade para os usuários do transporte público, diminuindo o tempo do percurso em até 20%. Outras ações visam integrar terminais em pontos estratégicos, melhorar a infraestrutura das vias urbanas, com pavimentação, sinalização e adaptação de acessos, reestruturar o estacionamento rotativo em parceria com instituições de Valadares, promover e apoiar campanhas de educação para o trânsito nas escolas, revitalizar e ampliar as ciclovias, incentivando o uso do transporte limpo.

Na reunião foram apresentadas ainda algumas obras, feitas no Centro e em alguns bairros da cidade, como, por exemplo, a revitalização da entrada do Jardim Pérola, ponto de grande movimentação, que recebeu semáforos, placas e sinalizações horizontais. Ainda: a rotatória da rua Sete de Setembro, que vai receber uma “direita livre” e ampliação de pista; readequação do estacionamento do Mercado Municipal; melhorias na rua Pascoal de Souza Lima, com a criação de canteiro central próximo à rua Treze de Maio; intervenções de segurança como o guard-rail na avenida Veneza, entre outros.

O prefeito André Merlo lembra que Valadares é uma cidade polo, e as ações que estão sendo implantadas trarão melhorias nos próximos 30 anos. “O Plano de Mobilidade é um ganho para toda a cidade e traz impactos a curto, médio e longo prazo. O que estamos realizando em Valadares é um plano de governo que trará melhorias pelos próximos 30 anos ou mais. Estamos pensando no sistema de circulação e transporte, traçando ações para o futuro da cidade. O que pretendemos é ter uma cidade inteligente, com uma mobilidade urbana de qualidade e acessibilidade. Dentro do nosso plano de governo, tudo que foi proposto está sendo ou já foi implementado. Temos boas notícias ainda por vir.”

O presidente da Associação Comercial e Empresarial (ACE), Jackson Lemos, destaca que o prefeito acertou ao contratar uma empresa especializada para fazer o Plano de Mobilidade. “São ações imediatas, que já estão em funcionamento. Um exemplo é o bairro Jardim Pérola, que está todo sinalizado. Essas ações são pensadas e feitas para melhorar o trânsito da cidade, com condição de estacionamento, tudo muito bem planejado.”

Corredor exclusivo para ônibus

A partir do dia 24 de agosto passa a funcionar na cidade o corredor de uso exclusivo para os ônibus do transporte coletivo. A faixa exclusiva vai começar na rua Euclides da Cunha (logo na esquina com rua Israel Pinheiro), vira à direita na rua Bárbara Heliodora e segue até o final, na esquina com a rua Arthur Bernardes; na rua Arthur Bernardes, segue até a Praça Aurita Franco Machado. São aproximadamente dois quilômetros de faixa exclusiva. Posteriormente, o corredor exclusivo será implantado na rua Marechal Floriano, uma das principais vias de ligação do Centro aos bairros.

De acordo com levantamentos, as mudanças vão tornar o tempo de viagem cerca de 20% mais rápido. Para os demais condutores de veículos que trafegam por essas ruas, também será um ganho no trânsito. Com a retirada dos recuos de pista em alguns cruzamentos, criando a terceira faixa, e a ida dos ônibus para a via exclusiva, o fluxo será agilizado.

Mudanças

O diretor do Departamento de Transporte e Trânsito do Sistema Viário, Weber Lopes, explica que o Plano Municipal de Mobilidade Urbana tem ações positivas para a cidade. “Pretendemos melhorar a velocidade do transporte público. Todas as mudanças fazem parte de um estudo. Estamos fazendo uma reestruturação das linhas, diminuindo oito mil quilômetros semanalmente, 32 mil quilômetros mensalmente, e no final do ano isso terá um impacto na tarifa. Se possível, não ter nenhum reajuste na tarifa de ônibus.”

A Prefeitura fará adequações em algumas linhas. Serão criadas as linhas: 31 Cidade Jardim – Conquista via Vila dos Montes/Grã-Duquesa – Vale Verde; 58 Atalaia via Ipê – Primavera/São Cristóvão – Fraternidade; 81 Santa Rita via Nova Santa Rita/Cardo – Sion via Sir. Deixarão de existir as linhas 01, 03, 05 e 08. As mudanças no itinerário ampliarão o alcance da frota. A ideia é que os moradores de bairros como Fraternidade, Grã-Duquesa e São Cristóvão tenham acesso direto e sem necessidade de “integração” às regiões hospitalares, como a UPA e o Hospital Bom Samaritano, no Vila Isa. Com as mudanças, os estudantes da região do Santa Rita chegarão à Univale com apenas um ônibus.

Nos horários de pico – das 6h às 8h e das 16h às 19h – algumas linhas terão mais ônibus trafegando, reduzindo o tempo de espera. São elas: 09 Bela Vista/Esperança); 13 (Turmalina/Carapina); 15 (Vila Mariana via Ilha/Vila Império) e 16 (Altinópolis/Santa Paula via Jardim do Trevo). Já os usuários da linha 16C Altinópolis/Santa Paula terão o trajeto ampliado, parando agora nas proximidades da entrada do Cemitério da Paz, no bairro Altinópolis.

por Angélica Lauriano | angelica.lauriano@drd.com.br

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM