WhatsApp-2.png

Prefeitura alcança nota 98 em avaliação da qualidade da gestão

FOTO: Divulgação Prefeitura

Índice preliminar classifica gestão de Valadares como “Excelente”, com elevado grau de maturidade, conforme índices do Ministério da Economia

Depois de mobilizar gestores e servidores de todas as Secretarias Municipais, a Prefeitura de Governador Valadares concluiu com êxito os trabalhos do Projeto Modelo de Governança e Gestão 2023 – liderado pelo Ministério da Economia. E isso só foi possível graças ao empenho com que os envolvidos desenvolveram as atividades propostas, sobretudo por meio de análise diagnóstica a partir de indicadores de desempenho definidos pelo programa.

Atividades essas que foram lideradas pelo Controlador-geral do Município, Luciano Souto Dias, que presidiu o Comitê formado por padrões de referência para a gestão organizacional e constituído pela integração e compilação de boas práticas de gestão. E que tem por objetivo o aprimoramento organizacional, o aperfeiçoamento dos fluxos e práticas, a maximização dos níveis de eficiência e a efetividade e o aumento da capacidade de geração de valor público à sociedade.

O trabalho contemplou a análise diagnóstica e a demonstração de evidências acerca de sete fundamentos, sendo eles: governança, estratégias e planos, público-alvo, sustentabilidade, capital intelectual e orientação por processos e valor público. É importante lembrar que esses fundamentos permitiram proposições tendentes a garantir o aprimoramento dos métodos organizacionais e das práticas de gestão.

Com o fim dos trabalhos, a Prefeitura alcançou 98 pontos, do total de 100. Segundo a tabela de pontuação do Ministério da Economia, os municípios que atingem nota entre 76 e 100 pontos são considerados com nível de maturidade da gestão excelente. Ou seja, Valadares é uma das cidades em que a priorização, sistematização e implementação das ações de melhoria da gestão e dos processos gerenciais estabeleceram as bases para a consolidação de uma cultura de elevado nível de maturidade em governança e gestão em sua organização.

O Prefeito André Merlo comentou sobre a execução do projeto: “Trabalhamos incessantemente em busca do aprimoramento da gestão e da melhoria na prestação de serviços aos cidadãos. Esse projeto permitiu a análise das rotinas e dos procedimentos adotados e vai contribuir muito para a contínua melhoria da gestão”.

O Controlador-Geral, Luciano Souto apontou os principais benefícios do projeto: “O Modelo de Governança e Gestão permite o fortalecimento da governança, a melhoria da qualidade da gestão por meio de um referencial para um contínuo aperfeiçoamento, a promoção da cooperação interna, a melhoria de processos, a construção colaborativa de soluções e a consolidação de uma gestão pública mais integrada, inovadora, mais transparente e ainda mais eficiente.”

O Comitê do Modelo de Governança e Gestão da Prefeitura de Valadares foi composto pelo:

Controlador Geral e presidente do Comitê, Luciano Souto Dias;

Coordenadora do Gabinete do Prefeito: Nayara Soyer de Freitas;

Representando a Procuradoria Geral do Município (PGM), Priscila Coelho Erlacher e Mahira Wakabayashi;

Representante da Secretaria de Planejamento (SEPLAN): Alexandre Magno F. Mendes, Viviane Argôlo Rodrigues e Marciene Lino Batista;

Representando  o SAAE: Roseni Lopes de Souza ;

Representando a Secretaria Municipal de Fazenda (SMF): Ana Heloiza Carvalho;

Representando a Secretaria Municipal de Administração (SMA): Isis Margareth Costa Ferreira;

Pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo (SMCELT): Rogério Nascimento de Sousa;

A Ouvidoria: José Bosco Costa;

A Secretaria Municipal de Educação (SMED): Bruna Ribeiro Benevenute;

Pela Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS): Ana Paula S. Plácido Xavier e Expedito Aleixo Filho;

Representando a Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Abastecimento (SEMA): Rosângela Vilas Boas;

Representante da Secretaria Municipal de Saúde (SMS): Euller Rodrigues Vieira;

Pela Secretaria Municipal de Governo (SMG): Daniel Portes Ferreira e Isabela Thebit Aiala;

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (SMDCTI): Andiara Enio de Olieveira e Beatriz de Almeida;

A Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos (SMOSU): Jadson Ildeu Silva e a

Secretaria Municipal de Comunicação e Mobilização Social Bruna karoliny de Freitas Dias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM

Aneel mantém bandeira tarifária verde em maio

🔊 Clique e ouça a notícia Dessa forma, os consumidores não terão custo extra nas contas de luz A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou nesta sexta-feira (26) que