GOVERNADOR VALADARES – Na manhã dessa quinta-feira (9), a Associação Mineira de Municípios (AMM) realizou o encontro “AMM nas Micros”. Além dos prefeitos, o evento reuniu também secretários e autoridades de várias cidades da região. Segundo a Prefeitura de Valadares, uma das principais pautas discutidas entre os participantes foi a crise financeira instalada em todo o país.
No entendimento dos prefeitos, a queda nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), por parte do Governo Federal, pode dificultar o cumprimento dos compromissos das prefeituras. Além disso, a queda pode também paralisar a prestação de serviços ofertados à população. Conforme a prefeitura, sobretudo, para as cidades de pequeno porte, que têm o Fundo como sua principal fonte de custeio.
André Merlo cobra mudanças
O prefeito de Valadares, André Merlo (sem partido), cobrou mudanças no pacto federativo, alertou que os municípios são penalizados pela má distribuição de repasses e falou sobre o encontro realizado em Valadares. “Esse pacto federativo do Brasil é injusto. As coisas acontecem no município, mas a menor parte dos impostos que são recolhidos vem para eles. É uma luta eterna. Parece que é um sistema que existe para os prefeitos terem que ir a Brasília ‘passar o pires’. E isso tem que mudar. Sobre o encontro, é muito importante a gente se atualizar e demonstrar a força do municipalismo”, destacou o gestor.
Durante o discurso de abertura, o presidente da AMM e prefeito de Coronel Fabriciano, Dr. Marcos Vinícius, destacou a importância da união entre os municípios e a dificuldade que as prefeituras vêm enfrentando por conta dessa crise. “A gente pede cada vez mais o apoio dos municípios para que estejamos unidos. Porque o problema que acontece em Valadares é o mesmo que acontece em Coronel Fabriciano ou em Dionísio”, diz Dr. Marcos. “Do jeito que foi aprovada no Senado a reforma tributária, eu acredito que em médio prazo vai inviabilizar municípios de pequeno porte, principalmente, aqueles com menos de sete mil habitantes, que hoje representam mais de 40% das cidades mineiras”, disse.
Sobre a AMM nas Micros
A Associação Mineira de Municípios (AMM) é uma entidade sem fins lucrativos que representa os 853 municípios de Minas Gerais. Fundada em 1952, a AMM é a maior entidade municipalista do Estado e uma das maiores do Brasil.
A AMM busca, por meio das potencialidades e individualidades, o fortalecimento de cada um dos municípios mineiros, e, consequentemente, o desenvolvimento do Estado. Portanto ao longo dessa caminhada, fica clara a importância dos municípios para o desenvolvimento do Estado. Visto que neles vivem os cidadãos e eles apresentam demandas e cobranças.