Prefeito realiza visita técnica para acompanhar obras do Aeroporto

Durante a visita, André Merlo conferiu o cronograma e reiterou a importância da obra para o desenvolvimento da região

O prefeito André Merlo visitou ontem (4) o canteiro de obras do Aeroporto Coronel Altino Machado, para conferir de perto o andamento dos trabalhos, que tiveram início em outubro de 2020 e seguem dentro do cronograma.

A obra consiste na construção de um novo terminal de passageiros, novo pátio para aeronaves, edificações acessórias, como a central de utilidade, central de resíduos, construção de uma nova seção contra incêndio, aquisição de equipamentos de auxílio à navegação aérea, como balizamento luminoso – que vão auxiliar as operações tanto em solo quanto no ar, além de equipamentos para a operação do aeroporto, como a esteira.

A pista será recapeada com o objetivo de aumentar a resistência para que aviões de porte maior possam pousar sem danificar a pista, além da ampliação da sala de coordenação de tráfego aéreo.

Cerca de 70 pessoas estão envolvidas nos trabalhos, divididas entre o serviço operacional e administrativo. No momento, os trabalhos se concentram na fundação do novo terminal, edificações acessórias e terraplenagem. Assim que a fundação for concluída, terá início a execução dos pilares do novo terminal e a construção da nova seção contra incêndio.

O prefeito ressaltou a importância da obra para a região e destacou o empenho de deputados para que a obra se efetivasse.

“Essa obra faz parte de um programa federal, e já estávamos lutando há vários anos para que fosse viabilizada. Várias mãos contribuíram para que chegássemos a esse ponto aqui. Por isso, não podemos nos esquecer do empenho da ex-deputada federal Brunny, além do deputado federal Hercílio Diniz, que também já contribuiu em sua gestão. É um projeto de 36 milhões de reais em que a Prefeitura entrará com cinco milhões de contrapartida. A gente fala reforma, mas na verdade estamos construindo um novo aeroporto, só que no mesmo local. É uma obra que vai ser um divisor de águas para o desenvolvimento de nossa região. A expectativa é de atrair novas empresas para a região, inclusive aéreas. Hoje temos a Azul, mas sabemos que a concorrência é salutar para garantir passagens mais baratas, tanto para facilitar para quem investe na cidade quanto para os munícipes que queiram viajar”, comentou.

Atualmente, o aeroporto de Governador Valadares atende a cerca de seis mil passageiros por mês. Com o novo aeroporto, a capacidade passará para mais de 24 mil passageiros por mês. A previsão de entrega das obras é para o primeiro semestre de 2022, somados ao prazo de homologação junto à Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

*Com informações da Secom/PMGV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM