Preço do aluguel se mantém estabilizado em 2022 e expectativa é de aumento na demanda de locação residencial

Desde que Maria Eduarda se mudou para a casa alugada, onde hoje mora com o marido, no bairro Elvamar, eles têm procurado um outro imóvel, e o motivo é simples: localização. A busca por um novo apartamento já dura quase um ano. A ideia do casal é encontrar um lugar que seja mais próximo de onde eles trabalham e também evitar o trânsito da ponte do São Raimundo, na BR-116, em Governador Valadares.

“Quando eu aluguei o meu imóvel foi há um ano atrás e ele estava com um valor; como já tem um ano, teve reajuste. Mas os imóveis hoje que eu estou procurando todos são na faixa de valor que eu quero, porém não é o imóvel que eu espero. Às vezes é um imóvel menor que o meu, menos banheiro, área de serviço menor, cozinha muito apertada, então a dificuldade que eu tô tendo é qualidade da casa ou do apartamento que eu vou alugar para atender a todos os meus requisitos”, disse Maria Eduarda Werneck.

Maria Eduarda Werneck está há quase um ano à procura de uma casa para alugar em Valadares – Crédito: DRD/ TV Leste

A estabilidade nos preços dos imóveis residenciais para locação, até esse momento de 2022, tem chamado cada vez mais a atenção de quem está de olho e preparado para a mudança, como é o caso de Maria Eduarda. Segundo o Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M), indicador utilizado como referência para o reajuste no preço do aluguel, o acumulado dos últimos 12 meses resultou em um índice de 8,59%, bem distante do acumulado registrado no mesmo período em 2021, que era de 31,12%. Basicamente, isso quer dizer que quem fechou contrato nos últimos meses pode ter conseguido reduzir o impacto do reajuste no valor do aluguel e até em um valor mais barato, comparado com o ano anterior.        

Para Edilson de Paula Brandão, conselheiro estadual do Conselho Regional de Corretores de Imóveis de Minas Gerais, a avaliação de momento é que encontrar um imóvel para alugar em Governador Valadares, dependendo dos critérios de quem está em busca de um novo lar, pode ser uma tarefa desafiadora, ainda mais com a previsão de aumento na concorrência de locação residencial.  

“O aluguel nos últimos seis meses está estabilizado. Nós notamos uma pequena intenção de subida [na demanda de imóveis], porque nós temos uma pressão de demanda. Em Valadares tem muitas pessoas chegando para ficar na cidade, e quando se chega é para locação, raramente a pessoa compra o imóvel assim que chega à cidade. O mercado está mais agitado este ano, tanto a venda de imóveis quanto a locação, mas ainda não irritou o preço. Nós temos uma demanda mais aquecida, mas sem irritação de valores ainda. […] Acredito que Valadares está em um momento se preparando para uma pressão de crescimento de demanda, de procura por locação”, explicou Edilson.

Edilson de Paula Brandão, conselheiro estadual do Conselho Regional de Corretores de Imóveis de Minas Gerais – Crédito: DRD/ TV Leste

Quem está em busca de uma casa para alugar e está disposto a gastar mais tempo em busca de valores mais baratos para a locação de imóveis vai precisar focar na negociação na hora de fechar o contrato. 

“Consultar e verificar a região que ele [quem está buscando imóvel para alugar] pretende ficar, e visitar os imóveis. Cada um que disponibiliza o imóvel para locação é por uma razão. Tem algumas pessoas que botam determinado preço e não importa o tempo, pode ficar dois anos fechado; não se preocupam com isso. Já outros [locadores] querem aquela locação para utilizar o dinheiro do pagamento para alimentação própria; esses geralmente vão colocar o preço mais baixo para poder rodar mais rápido. Então, quem vai alugar o imóvel tem que saber olhar isso também”, informou Edilson.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM

Deslizamento de terra deixa dois homens soterrados

🔊 Clique e ouça a notícia GOVERNADOR VALADARES – Na tarde desta quinta-feira (19), por volta das 14h, o Corpo de Bombeiros Militar (CBM) foi acionado para atender uma ocorrência