[the_ad id="288653"]

Prazo para Cadastro Escolar 2024 termina nesta segunda-feira

FOTO: Ilustrativa/Freepik

Resultado do encaminhamento após cadastro escolar estará disponível no dia 5 de dezembro

GOVERNADOR VALADARES – Pais e responsáveis ou alunos maiores de 18 anos que pretendem fazer matrículas na rede pública de ensino devem estar atentos. Pois termina nesta segunda-feira (6), às 23h59, o prazo para realização do Cadastro Escolar 2024. O cadastro é feito em um site do Governo de Minas, por meio do Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para Matrícula (Sucem). 

Para fazer o Cadastro Escolar 2024, acesse este link.

Renovação de matrícula

O cadastro é necessário para quem deseja se matricular na rede estadual ou municipal, mudar de escola ou até mesmo ingressar na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Aos alunos, no entanto, que já se encontram matriculados e possuem frequência em escolas da rede estadual e municipal que aderiram ao Sucem, a renovação da matrícula é automática. Em Minas Gerais, 714 municípios são adeptos ao Sucem. Para conferir quais são os municípios, basta clicar neste link

Ao preencher o formulário, o Sistema Único de Cadastro recomenda as escolas estaduais e municipais mais próximas do endereço do aluno, conforme a atual etapa de ensino do estudante.

Vale ressaltar que estudantes de municípios não adeptos do Sucem terão apenas escolas estaduais como opção para matrícula. Portanto o estudante que tiver interesse na matrícula apenas em escolas municipais deve entrar em contato com a Secretaria Municipal de Educação de sua cidade. Além disso, estudantes que não têm acesso à internet podem comparecer às escolas estaduais ou municipais e solicitar ajuda para realizar o Cadastro Escolar 2024. 

Para concluir o cadastro no site, é necessário informar nome completo, data de nascimento, endereço, número da carteira de identidade do aluno, CPF do aluno (se possuir), filiação ou nome do responsável legal pelo aluno. 

Encaminhamento

O Sucem encaminha os alunos inscritos conforme a disponibilidade de vagas por turno de cada instituição. O sistema também avalia o espaço físico da escola, o atendimento e o nível de ensino. Se houver muitos candidatos para poucas vagas, há critérios de alocação e desempate. Dessa forma, os critérios seguem as prioridades listadas: 

I – aluno com deficiência; 

II – zoneamento; 

III – zona; 

IV – aluno com irmãos que frequentam a escola pretendida, respeitando-se o zoneamento; 

V – aluno já integrante da rede pública de ensino; 

VI – aluno menor idade. 

Resultados

O resultado do encaminhamento estará disponível no dia 5 de dezembro. Então para saber em qual escola estudará de acordo com o encaminhamento do sistema, o aluno deverá acessar o site do Sucem e informar seu número de inscrição.

A confirmação da matrícula das escolas da rede estadual ocorrerá no período de 26 de dezembro a 12 de janeiro, mediante a apresentação de documentos listados na Resolução SEE nº 4.917/2023. Sendo assim, os pais, responsáveis legais ou o estudante maior de 18 anos deve procurar a escola para onde foi encaminhado.

Quanto à rede municipal de ensino, a Secretaria Municipal de Educação definirá o cronograma para efetivação das matrículas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM

Fake news podem gerar morte, afirma Denise Alves

🔊 Clique e ouça a notícia GOVERNADOR VALADARES – De uns tempos pra cá, alguns jornais têm atuado mais em desmentir informações do que em realmente informar coisas novas. Isso