Para garantir a segurança dos trabalhadores e minimizar os riscos aos condutores, a ponte do bairro Capim, em Valadares, próxima à antiga fábrica da Santher, será interditada para obras, a partir desta segunda-feira (22).
Diante das falhas estruturais identificadas, a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos (SMOSU) realizará a recomposição da cabeceira da ponte. Então além da remoção parcial do aterro da cabeceira, será feita a cravação de estacas de madeira, fechamento com placas de concreto e recomposição com contenção tipo Rip Rap (técnica bastante usada na proteção de taludes e estabilização de encostas).
De acordo com a Prefeitura de Valadares, será feita a drenagem superficial em uma das laterais da ponte, além da compactação da pista e asfaltamento. Dessa forma haverá sinalização do local. O prazo de conclusão da obra será de 10 dias, se não houver chuvas.
Mudanças no trajeto
Com a interdição, os condutores devem adotar rotas alternativas, seguindo pela avenida Minas Gerais em direção ao anel rodoviário, sentido BR-381; ou pela rua Sete de Setembro, seguindo pela avenida Grã-Duquesa de Luxemburgo, nas proximidades do bairro Planalto, em direção à BR-116, para, então, adotar a rota sentido BR-259.
Vale ressaltar que veículos com altura superior a 4 metros deverão priorizar o desvio pela rua Sete de Setembro, visto que a passagem inferior do Mergulhão possui esse limite de altura, o que impossibilita a passagem de veículos mais altos.