Eduardo Lourenço Marques é considerado a quarta liderança mais procurada de Minas Gerais
MANHUAÇU – Na quarta-feira (6), a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), em uma ação conjunta com a Polícia Civil do Rio de Janeiro (PCERJ), prendeu o líder do tráfico de drogas que atuava em Manhuaçu.
A Operação Jeremias 23:24 foi desencadeada pela Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), Subsecretaria de Inteligência da Polícia Civil do Rio de Janeiro (SSINTE), Batalhão de Operações Especiais do Rio de Janeiro (BOPE) e Ministério Público de Minas Gerais em Manhuaçu.
O 11º Batalhão de Polícia Militar em Manhuaçu monitorava o criminoso, Eduardo Lourenço Marques, considerado a quarta liderança mais procurada de Minas Gerais, há vários meses. As investigações, em conjunto com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e a PCERJ, apontaram que o traficante estava foragido no Complexo da Maré, no Rio de Janeiro, área dominada pelo Terceiro Comando Puro (TCP).
Sobre a operação
Com o apoio do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) da PMERJ, as equipes policiais localizaram o traficante na Vila Pinheiro, no Complexo da Maré. De acordo com a Polícia Militar, por volta das 4h30, as equipes do BOPE infiltraram no local e foram recebidos por disparos de armas de fogo por parte de criminosos armados. Durante a operação, houve troca de tiros e um comparsa do criminoso foi baleado e socorrido ao hospital.
Ao fim da operação, Eduardo Lourenço Marques e a esposa foram presos. Na ação, a polícia apreendeu um fuzil. Eduardo Lourenço responde na Justiça por diversos homicídios praticados em Manhuaçu, relacionados à disputa entre grupos criminosos ligados ao tráfico de drogas.
“Este indivíduo consta dos mais procurados do Estado de Minas Gerais e se trata de uma ação muito contundente da Polícia Militar para evitar e prevenir crimes contra a vida na cidade de Manhuaçu. O 11º Batalhão assume o compromisso ainda de continuar implementando ações para a prevenção desses tipos de delito em prol da comunidade de bem, com ocupações em tempo integral em determinados bairros da cidade e com operações conjuntas com o Batalhão Rotam e com o Comando de Operações Aéreas, que em breve estará em Manhuaçu para fazer frente à criminalidade”, afirma o Major Fernando, subcomandante do 11° BPM.
A operação foi batizada em referência ao versículo 23:24 do livro de Jeremias: “Esconder-se-ia alguém em esconderijos, de modo que eu não o veja? Diz o Senhor. Porventura não encho eu o céu e a terra? Diz o Senhor.”