Na madrugada de quinta-feira (18), policiais militares de Manhuaçu realizaram treinamento para atuação frente a ações de quadrilhas envolvidas em ataques a bancos. Na área do 11° Batalhão, onde está ocorrendo um Curso de Radiopatrulhamento Tático Móvel, os militares discentes do curso realizaram simulação de uma das diversas variáveis possíveis de ataque à instituição financeira, simulando uma explosão nas proximidades de caixas eletrônicos na área bancária de Manhuaçu.
Nessa simulação, os militares puderam colocar em prática as técnicas e táticas institucionais previstas para o combate a essa modalidade criminosa, conhecida como Novo Cangaço.
O coordenador do Curso de Radiopatrulhamento Tático Móvel, 1° tenente Eledylson Pimentel, afirmou que, “com essa demonstração de força, até mesmo a população pôde ver que a Polícia Militar tem se dedicado diuturnamente para executar de forma satisfatória a sua missão”. A assessora de comunicação do 11° BPM, 1° tenente Suelen Mafra, acrescentou que “este treinamento é fundamental, porque prepara nossos militares para atuação real, e mostra também para a criminalidade que a Polícia Militar está preparada para qualquer adversidade”.
O comandante do 11º BPM, ten.-cel. PM Luciano Reis, destacou que “a Polícia Militar de Minas Gerais não aceita essa modalidade criminosa no estado. Então, diversas estratégias preventivas e repressivas são desenvolvidas, incluindo treinamento que se aproxima ao máximo da realidade. Estamos preparados.”
O treinamento contou também com a presença de policiais militares do Batalhão de Operações Policiais Especiais – BOPE da PMMG, que puderam transmitir algumas orientações importantes e contribuir ainda mais com o condicionamento dos militares do 11° BPM.
(*PMMG)