Teve início em Caratinga a fase de testes de instalação de câmeras de segurança. Duas câmeras foram instaladas, uma na praça Getúlio Vargas e outra na praça Cesário Alvim, esquina com a avenida Moacir de Mattos. O objetivo do projeto é manter um controle 24 horas em tempo real sobre a circulação na cidade.
Os equipamentos fazem parte do projeto “Olho Vivo”, de iniciativa da Polícia Militar de Caratinga, e contribuirão para potencializar o policiamento e melhorar a ação de prevenção e repressão da polícia, bem como na recomposição de provas de crimes ocorridos.
O major Flávio falou sobre o projeto. “É um projeto que está sendo desenvolvido pela Polícia Militar em parceria com a Vara de Execução Criminal, a Promotoria de Justiça de Caratinga, Associação Comercial, CDL, as empresas Signet, Intelbras, Prefeitura e Câmara Municipal. Fizemos um grupo de trabalho e, a partir daí, estamos visualizando, identificando soluções tecnológicas para testar a viabilidade dessa soluções aqui no município de Caratinga. O projeto contempla trinta câmeras que possuem tecnologia de Inteligência Artificial. Essa tecnologia nos permite fazer um videomonitoramento sem a necessidade de um operador nas 24 horas do dia. Pretende abranger todo o município. A partir desse teste que foi iniciado, a gente vai verificar a viabilidade ou não dessa solução tecnológica para o que nós projetamos inicialmente”, disse.
O major afirmou que o projeto pode ser expandido e que podem ser acrescentadas algumas câmeras. Ele espera que, com a instalação das mesmas, os número de furtos e roubos de veículos na cidade e as ocorrências contra o patrimônio, especialmente as ocorrências de furto e roubo, diminuam.
Com informações da Rádio Cidade