Outras quatro pessoas foram detidas por crimes eleitorais e foram conduzidas à sede da PF, onde foram autuadas e vão responder inquérito por descumprimento da lei eleitoral
O dia de eleição em Governador Valadares neste domingo (15) foi marcado por cinco ocorrências de crime eleitoral, sendo quatro de boca de urna e uma de transporte ilegal de eleitores. Um dos quatro casos de boca de urna foi cometido por um candidato a vereador. Já o transporte irregular de eleitores foi feito por um filho de candidato a vereador.
Os registros de boca de urna aconteceram nos bairros Santa Rita, Jardim Pérola, Grã-Duquesa e no Centro. Já a ocorrência de transporte ilegal de eleitores aconteceu no bairro Vila dos Montes.
O chefe da delegacia da Polícia Federal de Governador Valadares, Cristiano Jomar Costa Campidelli, explicou como foram as ocorrências registradas neste domingo em Valadares e as consequências para as pessoas que foram autuadas. “Na data de hoje foram lavradas quatro ocorrências de boca de urna e uma ocorrência de transporte irregular de eleitores. As pessoas que foram conduzidas por boca de urna estão sujeitas a uma pena de até um ano de detenção e multa de 5 a 15 mil Ufirs (R$ 18.550,00 e R$ 55.650,00). Por se tratar de uma infração de menor potencial ofensivo, elas são autuadas e assinam um compromisso de comparecer perante à Justiça Eleitoral na data de amanhã para uma audiência preliminar e após isso são liberadas. Já o conduzido por transporte irregular de eleitores, ele é autuado em flagrante delito e conduzido ao sistema prisional, onde ficará preso à disposição da Justiça Eleitoral, uma vez que a pena deste crime é de quatro a seis anos de reclusão”, disse.
Campidelli conta que não pode revelar os nomes dos envolvidos, mas revelou que um candidato a vereador estava no meio dos envolvidos com boca de urna, enquanto um filho de outro candidato a vereador foi o responsável pelo transporte irregular de eleitores. Já os demais envolvidos não eram candidatos a cargo algum.
Ainda de acordo com o chefe da delegacia da Polícia Federal de Governador Valadares, o dia de eleição em Governador Valadares foi considerado bem tranquilo, já que as ocorrências registradas são comuns em dias de votação. “A eleição neste domingo foi bastante tranquila na cidade. Circulamos por Governador Valadares e o cidadão pôde exercer com tranquilidade o sagrado direito ao voto. Essas ocorrências que aconteceram são corriqueiras em dia de eleição, mas a polícia sempre autua nesse tipo de coisa, pois há sempre aquelas pessoas recalcitrantes que insistem nessas práticas ilegais. No geral, as ocorrências foram bastante tranquilas”, destacou.