Reforma incluiu criação de sala de atendimento especial para mulheres em situação de violência doméstica, além de melhoria em diversos outros espaços
A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) reinaugurou, nessa sexta-feira (7), a Delegacia de Polícia Civil em Santa Maria do Suaçuí, no Leste do Estado. Os novos espaços que compõem a unidade policial servirão como centro de excelência no que diz respeito à repressão do crime e ao desempenho de qualidade dos trabalhos de Polícia Judiciária.
Entre os itens da reforma, foram criadas salas de atendimento especial para mulheres em situação de violência doméstica, de reunião e de inteligência, houve ampliação da inspetoria, inclusão de uma cela, instalação de cobertura e iluminação, alocação de mobiliário na ala de vistoria veicular com rampa de acessibilidade para a área do Setor de Trânsito, bem como adequação da pintura e das placas ao novo padrão visual da instituição.
O delegado titular da Delegacia em Santa Maria do Suaçuí, Thales Borges Muniz, iniciou a cerimônia de reinauguração prestando elogios e agradecimentos às autoridades e à comunidade local, que contribuíram com a reforma da delegacia, o que proporcionará melhor atendimento à população e consequente redução da criminalidade.
Em seu discurso, o chefe do 8º Departamento de Polícia Civil em Governador Valadares, delegado-geral Vinícius Sampaio da Costa, reforçou a necessidade da reforma da unidade policial e que, agora, a nova unidade conta com instalações adequadas para servir à população.
“Instituições públicas e pessoas da comunidade uniram esforços para melhorar as condições de estrutura física e logística em Santa Maria do Suaçuí. A mudança é significativa e emblemática, pois contou com recursos para a criação de espaços estratégicos, sobretudo a sala de atendimento especial para mulheres em situação de violência doméstica”, destacou.
A reforma, que contou com a parceria de municípios da comarca, do Poder Judiciário, entre outros órgãos, promove ainda condições adequadas de trabalho aos policiais civis. “Assim, construímos uma relação de confiança na prevenção e no combate ao crime e na prestação de serviços essenciais à população”, reiterou o delegado assistente da Chefia da PCMG, Aloísio Fagundes, na ocasião representando a chefe da instituição, delegada-geral Letícia Gamboge.
Participaram também do evento autoridades dos poderes Executivo e Legislativo municipal, representantes da Polícia Federal, do Poder Judiciário, do Ministério Público, da Polícia Militar, da Ordem dos Advogados do Brasil e da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac), além do delegado Felipe Forjaz, do delegado regional em Guanhães, Ulisses Dias de Sousa Filho, entre outras autoridades e servidores da Polícia Civil.