Polícia Civil promove semana em prol de crianças desaparecidas

Região de Governador Valadares teve 107 desaparecimentos em 2019

A Polícia Civil promove entre os dias 25 e 29 de maio a Semana da Esperança, uma ação em atenção ao Dia Internacional da Criança Desaparecida. De acordo com dados da polícia, felizmente, hoje, em Minas Gerais, o índice de crianças desaparecidas com menos de 12 anos é próximo de zero. No entanto quando se trata de adolescentes, esse número é mais significativo.

Em 2019, em Belo Horizonte, a Divisão de Referência da Pessoa Desaparecida (DRPD) instaurou 293 procedimentos para menores desaparecidos. Desse total, 291 casos foram solucionados, ainda em 2019. Um índice de 99,3% de apuração. No caso dos adolescentes, a maioria está em fuga, ou seja, em desaparecimento voluntário, motivado por conflitos familiares. Nessas situações, eles acabam retornando para casa também de forma voluntária.

Crianças desaparecidas em Governador Valadares

De acordo com dados da Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp), no ano de 2019, a 8ª Região Integrada de Segurança Pública (Risp), que engloba mais de 50 municípios, registrou um total de 107 menores desaparecidos. Esse número inclui crianças e adolescentes dos 0 aos 17 anos de idade. Do total de casos, 75 aconteceram em GV.

Municípios que integram a 8ª Risp

Em relação ao mesmo período no ano passado, os meses de janeiro a abril de 2020 apresentaram queda no número de crianças e adolescentes desaparecidos. De janeiro a abril de 2019, em Governador Valadares, foram 32 desaparecimentos.

Em 2020 foram registrados 20 casos. Na região da 8ª Risp, os números de desaparecidos até abril de 2019 e 2020 foram, respectivamente, de 39 e 28. Dentre eles, estão, por exemplo, casos como os de Daniel Costa, desaparecido em Resplendor, e Luiz Henrique, de Governador Valadares.

O número de crianças e adolescentes que estavam desaparecidos e foram localizados em 2020, até o fim de abril, foi de 17 em toda a região. Desses, 12 foram em Governador Valadares. No mesmo período de 2019, já haviam sido 29 encontrados na região, sendo 21 em Valadares. Em todo o ano de 2019, 44 crianças e adolescentes de Valadares foram encontrados.

Vale ressaltar que, pelos protocolos da polícia, mesmo quando a pessoa é encontrada, o registro de desaparecimento não é retirado. Além disso, não necessariamente uma pessoa que desapareceu em um ano é encontrada naquele mesmo ano. As crianças encontradas em 2020, por exemplo, podem ter desaparecido em anos anteriores.

Trabalho de conscientização

Ao longo do ano, a Polícia Civil realiza um trabalho preventivo e educativo, com dicas de prevenção ao desaparecimento; conscientização das famílias sobre seu papel no desaparecimento de crianças e adolescentes; bem como orientações para a população sobre o que fazer no caso de desaparecimento e de localização de pessoas, alertando para as possíveis reincidências de desaparecidos.

De acordo com a delegada Maria Alice Faria “a esperança é que o desaparecimento de crianças, menores de 12 anos, seja banido para sempre. E que os adolescentes tenham, cada vez mais, ambientes familiares saudáveis com direitos sociais garantidos”.

Como surgiu o Dia Internacional da Criança Desaparecida?

A celebração do Dia Internacional da Criança Desaparecida, em 25 de maio, teve suas origens no ano de 1979, quando o garoto Ethan Patz, de Nova Iorque EUA), desapareceu. Ele tinha 6 anos e, comovidos, parentes e amigos da família fizeram atos públicos anuais, em busca de respostas sobre o paradeiro do menino.

Em 1986, o presidente norte-americano Ronald Reagan decidiu oficializar a data. Assim, ela acabou ganhando alcance internacional.

Como fazer o registro de crianças desaparecidas?

O registro de desaparecimento deve ser imediato. Ele pode ser feito em qualquer unidade da Polícia Civil, da Polícia Militar ou pela Delegacia Virtual, por meio do link https://delegaciavirtual.sids.mg.gov.br/. A medida gera um alerta no sistema da Defesa Social em Minas Gerais, que permite que qualquer agente saiba que aquela pessoa está desaparecida. Por fim, caso o desaparecido retorne, é importante realizar o registro de localização.

A sociedade pode contribuir bastante divulgando cartazes, compartilhando as imagens pelas redes sociais ou informando pistas sobre o paradeiro dos ausentes pelo telefone: 0800 2828 197.

Prevenção ao desaparecimento

Algumas medidas importantes devem ser observadas por pais ou responsáveis:

Crianças

  • Fique sempre alerta em locais com aglomeração de pessoas.
  • Conforme for crescendo, ensine a criança a repetir o nome dos pais, telefones de contato e endereço.
  • Providencie a carteira de identidade o quanto antes.
  • Dê orientações sobre como devem proceder com estranhos.

Adolescentes

  • Mantenha diálogo franco, evitando conflitos familiares.
  • Seja presente e participativo na vida do seu filho, respeitando seus direitos, com boa dose de permissões e proibições.
  • Compreenda os conflitos vividos. Mostre-se verdadeiramente interessado no que se passa. Ouça o que seu filho tem a dizer.
  • Procure conhecer as pessoas que convivem com seu filho.

Pessoas idosas ou com sofrimento mental

  • Assegure-se que a pessoa carregue sempre em seu bolso um documento de identificação e/ou um papel contendo o contato de um familiar.
  • Seja presente, dê afeto e carinho a essas pessoas.
  • Certifique-se de que os medicamentos estão sendo ingeridos conforme orientação médica.
  • Evite deixá-las sozinhas.

(Com informações da Agência Minas e da Secretaria Estadual de Segurança Pública de MG)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM