A Polícia Civil de Minas Gerais e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) firmaram uma parceria para o lançamento da campanha “Sinal Vermelho de Enfrentamento à Violência contra a Mulher”, proposta pela Lei 14.188, de julho de 2021. A campanha consiste em incentivar as mulheres a denunciarem e romperem relações de violência.
O objetivo é que as vítimas procurem um funcionário ou atendente de estabelecimento comercial e mostre a mão marcada com um sinal X, preferencialmente na cor vermelha, para que ele acione a polícia.
O projeto é uma nova possibilidade de denunciar, silenciosamente, a violência doméstica e familiar contra a mulher.
Os policiais civis receberão as informações repassadas pelos atendentes das lojas e poderão iniciar a apuração dos fatos e acolher a vítima.
Em vídeo, a delegada de Polícia Civil Isabella Franca orientou funcionários e atendentes de estabelecimentos comerciais. Em casos de urgência, o lojista deve acionar a PM através do 190. Já nos casos em que a mulher não puder esperar no local, o lojista deverá anotar o nome, endereço e telefone da vítima que apresentou o sinal na mão e repassará para a Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher de sua cidade, e se não houver, para a unidade territorial mais próxima.
O atendente ou funcionário será apenas o comunicante e não precisará figurar como testemunha ou ser ouvido na delegacia.
Mulheres vítimas de violência também podem recorrer ao aplicativo https://www.mg.gov.br/servico/acessar-o-aplicativo-mg-mulher , disponibilizado pela Polícia Civil.
Fonte: PCMG