[the_ad id="288653"]

Polícia Civil deflagra operação contra estupro virtual

Na manhã desta quarta-feira (22), a Polícia Civil de Minas Gerais, junto à Polícia Civil de Pernambuco, deflagrou a Operação Tarquínio e cumpriu dois mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça do estado do Acre. Um dos mandatos foi cumprido em Governador Valadares.

A investigação iniciou quando uma mulher procurou a 5ª Delegacia Regional de Polícia Civil ,na cidade de Rio Branco (AC), para noticiar suposto constrangimento ilegal praticado por um indivíduo, que a estaria chantageando em divulgar imagens íntimas dela.

Tudo começou quando a vítima aceitou convite em uma rede social. Inicialmente, o indivíduo demonstrou interesse em fazer amizade, mas não demorou muito para paquerá-la, sendo que, após muita insistência, começaram a trocar mensagens, fotos e vídeos íntimos.

Em determinado momento, o indivíduo deflagrou o golpe, dizendo que as imagens que ele havia enviado não eram dele, mas sim de outra vítima do sexo masculino, e exigiu que a mulher enviasse cenas de nudez, sob pena dele divulgar os vídeos íntimos para parentes e amigos.

Sofrendo violência psicológica, a vítima enviou as imagens exigidas. Não contente e predeterminado em fazer nova vítima, o indivíduo determinou que ela mantivesse relação sexual com um homem, filmasse o ato e, depois, encaminhasse os dados do terceiro para ele, tendo por objetivo chantageá-lo no futuro próximo.

Temerosa, a vítima acabou obedecendo às determinações do indivíduo. Ao perceber a gravidade dos fatos, a mulher tentou suicídio e foi hospitalizada. No hospital, o indivíduo voltou a fazer contato com ela exigindo depósito de R$ 400 e, como não conseguiu falar mais com a vítima, enviou as imagens para algumas pessoas.

A operação foi coordenada pelos delegados Marcos de Alencar (MG) e Paulo Amorim (PE).

A investigação

A Polícia Civil do Estado do Acre conseguiu localizar os endereços dos imóveis de onde partiram as conexões de internet, com o auxílio do Laboratório de Operações Cibernéticas da Coordenação de Combate ao Crime Organizado/Diretoria de Operações da Secretaria de Operações Integradas (Seopi) do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Após representação policial, foi decretada busca e apreensão nas residências do principal suspeito, residente no estado de Pernambuco, e da suposta cúmplice, moradora de Governador Valadares, a qual teria atuado como cúmplice nos crimes de extorsão.

Próximos passos

Os materiais apreendidos pelas Polícias Civis pernambucana e mineira serão submetidos à perícia técnica e, constatado eventual crime permanente (aquele que se prolonga no tempo), será lavrado o consequente processo de investigação criminal por meio de auto de prisão em flagrante e, ainda, sendo encontrado conteúdo de interesse para a Polícia Civil acreana, serão adotadas as providências legais de traslado dos respectivos elementos probatórios ao inquérito policial em trâmite na 5ª Delegacia Regional de Polícia Civil na cidade de Rio Branco (AC).

Orientação

Com o objetivo de orientar a população, a Delegada de Polícia Civil acreana, Juliana de Angelis, afirmou que “a pessoa deve ter cuidado ao aceitar convite de pessoas desconhecidas nas redes sociais, em especial Facebook e Instagram. De preferência não aceitem! Atentem-se também para nunca produzir imagens, como fotos e vídeos, de conteúdo íntimo e nudez e nem gravar o ato sexual. Fiquem atentos se o parceiro ou parceira não está filmando a relação sexual”.

Operação Tarquínio

“Sexto Tarquínio” foi filho do último rei de Roma (Tarquínio, o Soberbo). Sexto Tarquínio era o filho mais velho.

Segundo a lenda, Sexto Tarquínio se apaixonou pela bela e casta Lucrécia, filha de um influente aristocrata, a qual era casada com um notável patrício e, mesmo ciente de tais circunstâncias, a estuprou. Lucrécia, em resposta suicidou-se, deflagrando um processo que culminou com a queda do Reino de Roma e o estabelecimento da República.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM