Para marcar os 40 anos da inserção da mulher na Polícia Militar, foi lançada nesta quarta-feira (01), a Operação Filhas de Minas, em toda área da 12ª Região de Polícia Militar. O lançamento ocorreu no Parque Ipanema, em Ipatinga. Além de comemorar esse marco histórico, todo o efetivo estará nas ruas com o objetivo de reprimir os crimes violentos e aumentar a sensação de segurança da população.
Como forma de valorizar as policiais militares e fomentar a ocupação dos espaços profissionais pelas mulheres, na solenidade estiveram presentes guarnições policiais representativas de serviços da PMMG, compostas e/ou comandadas por policiais femininas. De acordo com o Comandante da 12ª Região de Polícia Militar, Coronel Gildásio Rômulo Gonçalves, a inserção da mulher na Corporação foi um divisor de águas, já que agregou ainda mais valor à instituição. “Elas tornaram o nosso ambiente mais forte, e ao menos tempo, leve. As mulheres têm habilidades específicas, que somente somaram a grandeza da PM”.
Antes do lançamento do turno, o Comandante da 12ª RPM entregou de forma simbólica para uma militar, um kit composto de armamento e equipamento de proteção individual (colete balístico), que serão disponibilizados exclusivamente para as policiais femininas no desempenho de suas atividades diárias. Após essa entrega, a subtenente Ângela Maria dos Santos, lotada no 14º Batalhão, comandou o lançamento da Operação Filhas de Minas em todo o Vale do Aço.
Para a subtenente Ângela, ser policial militar sempre foi um sonho, e hoje, com 26 anos de carreira, ela se sente honrada em fazer parte desse marco histórico que é os 40 anos da chegada das mulheres na Corporação. “A minha farda é a minha segunda pele, sempre tive vontade de ser militar. Moro perto do batalhão e sempre ia até a sentinela perguntar quando teria concurso. Em 1995, ingressei na instituição em Belo Horizonte, depois tive a oportunidade de retornar para minha cidade natal. Tenho parentes militares que são referências. Participar dessa comemoração é uma sensação de pertencimento, ainda mais que neste ano vou para a reserva, com um sentimento de gratidão imensa”.
Ainda em referência a esse marco histórico, na próxima sexta-feira, 03, será realizada a entrega de moedas comemorativas para as militares que se destacaram em suas atividades e a exibição de um documentário produzido pela PM, que retrata esses 40 anos das mulheres na Polícia Militar de Minas Gerais. (PMMG)