No início desta semana, no plenário da Câmara de Vereadores em Ipatinga, foi aprovado o Plano Municipal de Turismo. O projeto é de autoria da Consultoria Viana de Paula Soluções e Resultados, empresa contratada pela Fundação Renova, com o apoio da Semdetur e atores do turismo local.
Durante a reunião, participaram dos ajustes finais e aprovação do plano gestores da Semdetur – Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, representando a Prefeitura de Ipatinga, membros do Comtur – Conselho Municipal de Turismo, juntamente com a empresa responsável pelo projeto.
Dentre as resoluções apresentadas aos conselheiros foram colocadas como metas o aumento de ocupação da rede hoteleira, consolidação do turismo rural e ecoturismo e promoção de oportunidades de qualificação profissional.
“O texto do PMT foi materializado a partir da consolidação do processo de levantamento, análise e construção de informações da metodologia. Todo o conteúdo foi revisado pelo grupo gestor do Plano, deflagrando-se assim a realização da etapa seguinte. Após a revisão do conteúdo pelo grupo de trabalho, a plataforma de ações foi levada ao Conselho Municipal de Turismo para revisão, avaliação e validação na reunião desta desta terça-feira, sendo então aprovada”, detalhou o vice-prefeito e titular da Semdetur, Allex Espírito Santo.
As metas elaboradas para o período de vigência do Plano (2022 a 2025) foram estabelecidas para atender todo o conteúdo exposto no Diagnóstico e o Direcionamento Estratégico, com o objetivo de alcançar o cenário desejado para a atividade turística em Ipatinga.
As metas do Plano foram definidas com conteúdo específico, quantificado e com tempo determinado para que sejam alcançadas. Informações: Prefeitura de Ipatinga