[the_ad id="288653"]

PL forma pré-chapa para prefeitura de Valadares com Mourão de vice

O deputado estadual, Coronel Sandro (PL) encabeça a chapa que está composta com Mourão como pré-candidato a vice-prefeito. 
FOTO: Reprodução/ Redes Sociais

GOVERNADOR VALADARES – Desde a filiação de José Bonifácio Mourão ao PL, ainda estava incerto como seria o engajamento do ex-prefeito e ex-deputado na corrida eleitoral em Governador Valadares. Isso muda completamente a partir desta quinta-feira (6), com o anúncio oficial da pré-candidatura do Partido Liberal (PL) à prefeitura de Valadares. O deputado estadual Coronel Sandro (PL) encabeça a chapa que está composta com Mourão como pré-candidato a vice-prefeito. 

De forma pública e oficial, o anúncio aconteceu no início da tarde desta quinta (6), por meio de uma publicação nas redes sociais. Em um vídeo de pouco mais de um minuto, Coronel Sandro e Mourão se juntam no mote de ‘novos caminhos’ e ‘reconstrução’. 

“Minha vida sempre foi de grandes desafios e comprometimento. E agora eu me sinto preparado para liderar a nossa cidade com firmeza e compromisso com a população”, diz Coronel Sandro no vídeo. Na sequência, Mourão completa: “conheço cada canto desta cidade. Conheço a nossa gente. Conheço você. Com experiência e liderança, vamos construir um novo caminho para Governador Valadares”.

PL na disputa pelo Executivo em Valadares

No mês de março o PL já havia apresentado Coronel Sandro como pré-candidato à prefeitura de Valadares. O anúncio aconteceu durante o encontro regional do partido no município. Além disso,  durante o evento,  Mourão – eleito duas vezes como prefeito de Valadares e nome que era muito associado ao PSDB – confirmou sua filiação partidária no PL.

PL forma pré-chapa para prefeitura de Valadares – FOTO: Divulgação/ PL

De lá pra cá, os bastidores da política, principalmente dos partidos mais à direita, ficou movimentado. O discurso de uma frente ampla dos partidos desse espectro político acabou perdendo força ao passar do tempo. 

Ao DRD, no mês de maio, o PL falou sobre a possibilidade da aliança com outros partidos e de buscar diálogos com outras legendas da centro-direita. “O que o PL em Governador Valadares admite é fazer uma composição ampla para que haja um só candidato, se esse candidato se mostrar viável para vencer a eleição. E nesse grupo de eventuais candidatos que são viáveis, o Coronel Sandro é um que se apresenta com grande chance e com muitas possibilidades de liderar uma chapa majoritária para disputar a eleição contra a esquerda em Governador Valadares”. 

Naquele mesmo mês, durante o encontro regional do PSD – na qual André Merlo, presidente do diretório municipal do União Brasil apresentou a pré-candidatura de Renato Fraga – Coronel Sandro também marcou presença no evento. Além de elogiar a iniciativa de Renato Fraga, também, na ocasião, reforçou sua pré-candidatura como prefeito de Valadares. “Eu quero dizer a vocês que eu sou pré-candidato a prefeito de Governador Valadares, do presidente Bolsonaro, do general Braga Neto e da dona Michelle Bolsonaro”, declarou o deputado estadual. 

Corrida eleitoral

O esboço do que será a corrida eleitoral para a Prefeitura de Valadares caminha para uma arena polarizada. De um lado, o PT aposta no nome de maior expressividade da região do partido. Do outro lado, partidos da direita articulam a candidatura ao Executivo de forma cirúrgica, a fim de aumentar capital político e mobilização de legendas.

O Partido dos Trabalhadores confirmou a chapa à pré-candidatura para a Prefeitura. O deputado federal Leonardo Monteiro (PT) se encaminha para a segunda tentativa consecutiva de trazer o partido novamente à gestão municipal, desta vez com Dr. Luciano (PDT) como vice. Do outro lado do espectro político, o União Brasil apresentou Renato Fraga como possível sucessor de André Merlo a prefeitura. Enquanto o Republicanos, de forma comedida, mantém a pré-candidaturia do deputado estadual Enes Cândido. Também vale a pena mencionar que, a fim de quebrar a polarização PL/PT, o PSB aposta em Rosemary Mafra. No final do mês passado o Mobiliza apresentou Robson Natal como pré-candidato a prefeito.

PSDB e MDB ainda não apresentaram pré-candidatos

O PSDB e o MDB ainda não confirmaram se disputarão o Executivo Municipal. Contudo a confirmação de quem realmente disputará a corrida eleitoral de 2024 deve ficar para o mês de julho, quando estão previstas as convenções partidárias.

Uma das lideranças do MDB, o deputado federal Hercílio Diniz, afirmou em dezembro de 2023 que o partido estudava a possibilidade de ter um candidato próprio em Valadares.

“O MDB é o partido com maior número de filiados no Brasil, tem o maior número de caciques. Nós tivemos uma Executiva Nacional em setembro e ficou definido que em Minas Gerais, nos 34 municípios com mais de 100 mil habitantes, temos, prioritariamente, que ter candidatura própria. Hoje estou fazendo parte da direção nacional, então, tenho que cumprir essa determinação do partido, que é entregar um candidato em Valadares. Mas estamos falando de política e política é construção. Nada impede de sentarmos e dialogarmos”, disse, ressaltando que o mais importante é encontrar um candidato que saiba trabalhar em grupo. “Eleição só ganha se for em grupo. E na hora de executar também tem que ser compartilhada, dialogada. Mas não vou ser omisso com a cidade. Vou apoiar o que for melhor para Valadares”, afirmou.    

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM