Nova funcionalidade do Banco Central permitirá débitos automáticos com mais controle, praticidade e segurança para os usuários
BRASÍLIA – Um dos meios de pagamento mais utilizados no Brasil, o Pix vai ganhar uma nova funcionalidade a partir do dia 16 de junho: o Pix Automático. O anúncio oficial aconteceu nesta terça-feira (4), durante o evento Conexão Pix, realizado em São Paulo. A ferramenta é mais uma etapa do processo contínuo de aperfeiçoamento do sistema, conduzido pelo Banco Central (BC).
Voltado principalmente para o pagamento de contas recorrentes, como energia, água, telefone, mensalidades escolares e serviços de streaming ou academias, o Pix Automático permitirá que os usuários autorizem apenas uma vez o débito automático, que passará a ocorrer de forma programada e automática.
“O Pix Automático será inovador, prático, fácil de ser usado tanto por quem vai pagar quanto por quem vai receber, barato e inclusivo”, destacou Breno Lobo, chefe adjunto do Departamento de Competição e de Estrutura do Mercado Financeiro do BC.
Como vai funcionar?
O Pix Automático poderá ser autorizado pelo usuário de diversas formas: via notificação no celular, site da empresa recebedora, QR Code ou código Pix Copia e Cola. Todas as opções permitem que o pagador confira as informações da cobrança — como valor, periodicidade e recebedor — antes de autorizar.
A nova funcionalidade também oferece opções de controle para o usuário:
- Cancelamento da autorização a qualquer momento
- Definição de valor máximo por cobrança
- Visualização do histórico de agendamentos
- Gerenciamento do limite exclusivo para o Pix Automático, sem afetar o limite do Pix comum
- Recebimento (ou não) de notificações de cobrança
Para quem recebe: vantagens operacionais e redução da inadimplência
Empresas e prestadores de serviços também devem se beneficiar. Com mais de 160 milhões de usuários do Pix no Brasil, a expectativa é de aumento da base de clientes, diversificação de meios de pagamento e redução na inadimplência, já que os pagamentos ocorrem de forma automatizada.
Além disso, o sistema é compatível com o Open Finance, permitindo que recebedores utilizem plataformas integradas a diversas instituições financeiras.
O BC destaca ainda que a oferta do Pix Automático será permitida somente a empresas com CNPJ ativo há pelo menos seis meses, medida que visa aumentar a confiabilidade da nova modalidade.
Segurança garantida
A segurança continua sendo uma prioridade. Em caso de cobrança indevida, o pagador poderá acionar o Mecanismo Especial de Devolução (MED). Em situações de erro na autorização, a devolução será obrigatória por parte do banco do pagador. Já em casos de fraude ou golpe, a devolução dependerá da avaliação das instituições financeiras envolvidas e da existência de saldo na conta do recebedor.
Pagamento gratuito para usuários
O Pix Automático será gratuito para pagadores. Já empresas recebedoras poderão ser tarifadas, conforme as condições acordadas com seus prestadores de serviço de pagamento.