WhatsApp-2.png

Petshops e serviços veterinários podem aproveitar crise para diversificar serviços

Mesmo considerado serviço essencial, segmento também sofre com a pandemia e funciona com restrições

As medidas de prevenção estabelecidas para o combate à pandemia do novo coronavírus, com o fechamento de alguns estabelecimentos comerciais e a determinação de distanciamento social, também afetaram a rotina de petshops e clínicas veterinárias. Apesar de considerados serviços essenciais, eles têm funcionado com algumas restrições, como, por exemplo, em relação aos serviços de banho e tosa, que não estão autorizados em muitas localidades do país.

De acordo com a analista do Sebrae Hannah Salmen, agora é o momento de buscar diminuir os prejuízos causados pela pandemia e aproveitar o período de confinamento em casa para incentivar, junto aos clientes, atividades que possam gerar mais conexão entre o tutor e os seus bichinhos de estimação. “Passar mais tempo em casa significa ampliar essa conexão, estar mais atento à sua alimentação, ao enriquecimento ambiental, com atividades que possam demandar brinquedos e outras atividades”, analisou.

Em recente pesquisa de impacto do coronavírus nos pequenos negócios, o Sebrae identificou que o segmento de petshops e serviços veterinários registrou queda de 51% no faturamento, no período do levantamento, entre os dias 3 e 7 de abril. Além disso, 54% das micro e pequenas empresas do setor avaliaram que mudaram o modo de funcionamento para se adaptar ao novo cenário, sendo que a maioria delas (74%) estão fazendo rodízio de funcionários e 15% realizam serviços via drive thru.

Na opinião da analista do Sebrae, mesmo enfrentando dificuldades, há negócios no segmento de petshop, com crescimento de pelo menos 20% neste período. “Os donos de pequenos negócios, que há dois anos apostaram no caminho da inovação, estruturaram delivery, clube de compras, presença digital e fidelização de clientes estão conseguindo se manter”, afirmou.

Segundo a especialista, é possível agregar novos serviços às atividades já existentes, como horários exclusivos de atendimento, aulas de adestramento on-line, dicas de higienização, clubes de assinatura, dentre outras práticas criativas. Para investir no relacionamento e na fidelização dos clientes, é recomendado promover conteúdo de qualidade nas redes sociais e comunicação constante com o cliente, propondo ações criativas, inovadoras e de baixo custo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM