A implantação do Porto de São Mateus (ES) está avançando. O projeto do Megaporto multicargas da PetroCity Portos S/A foi apresentado na Prefeitura de Governador Valadares na tarde desta segunda feira (8). A PetroCity começará a realizar o projeto de linha férrea que ligará a cidade de São Mateus, no Espírito Santo (ES), a algumas cidades das regiões do Vale do Aço e Vale do Rio Doce. Governador Valadares será uma das cinco cidades em que serão construídas as Unidades de Transbordo e Armazenamento de Cargas (Utacs), as quais fazem parte da futura Estrada de Ferro Minas/Espírito Santo (EFMES).
De acordo com o presidente da PetroCity, José Roberto Barbosa da Silva, serão cerca de 410 quilômetros de linha férrea. A unidade que será implantada em Valadares, e deverá ser finalizada até 2024, terá cerca de 500 mil metros quadrados. José Roberto disse durante a apresentação do projeto, que a futura Utac trará para Valadares mais desenvolvimento econômico, infraestrutura e geração de empregos. Desde que o projeto foi apresentado em 2017, a prefeitura de Valadares vem apoiando a instituição.
UTAC’s
Este megaporto multicargas da PetroCity Portos S.A será erguido pela Odebrecht com recursos da ordem de R$ 10 bilhões, dos quais R$ 56 milhões serão investidos na construção de uma Unidade de Transbordo e Armazenamento de Cargas (UTAC) em Valadares. Será um Distrito Industrial e Portuário (D.I.P) integrado ao Centro de Controle de Tráfego Ferroviário (CCTF).
A contrapartida do Município, além de incentivos fiscais, inclui infraestrutura (saneamento) na região a ser escolhida para receber o empreendimento e um plano de capacitação de mão de obra (escolas, escolas técnicas e centros de capacitação). As outras UTAC’s serão erguidas no Vale do Aço (MG) e Barra de São Francisco (ES).
Sobre a PetroCity
Criada em 2013, a PetroCity Portos S/A é uma empresa fundada por um grupo de executivos com ampla experiência no setor logístico e financeiro, que conta com a participação de acionistas do Brasil e exterior.
Além do presidente da PetroCity, José Roberto Barbosa da Silva, a reunião contou com a presença do prefeito André Merlo (PSDB), presidente da Associação Comercial e Empresarial de Valadares (ACEGV), Jackson Lemos, deputado federal Hercílio Diniz (MDB) e de empresários da cidade.