[the_ad id="288653"]

Pelo segundo dia consecutivo, Valadares bate recorde de temperatura no ano

Pelo segundo dia consecutivo, Valadares bate recorde de temperatura no ano
FOTO: Igor França/ DRD

GOVERNADOR VALADARES – O que os valadarenses estão sentindo na pele, os termômetros marcam com exatidão. Depois dos 40 ºC até parece que cada décimo a mais nem chega a ser uma grande diferença. A sensação de calor transpira na pele, ao ponto de nem o ar-condicionado dar conta das altas temperaturas. Mas se o domingo já tinha sido quente (40,3 ºC), nesta segunda-feira (13) o calor extremo veio mostrar que tudo pode esquentar um pouco. A estação meteorológica em Valadares registrou nesta segunda-feira a maior temperatura do ano.

Por volta das 16h, os termômetros da cidade chegaram à marca de 40,9 ºC. As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia.

Semana de altas temperaturas; veja a previsão do tempo para GV

“Para esta semana observa-se dias ainda mais quentes do que a média esperada e eles tendem a continuar acontecendo até quarta-feira (15). Espera-se que não sejam tão quentes como foi hoje e como foi ontem, mas as temperaturas estarão mais elevadas. E a partir de quinta-feira isso possa dar uma amenizada, podendo ter registros de temperaturas ainda acima da média, mas não tão acima como vivenciamos esses dias”, explica a professora de climatologia do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG-GV) Daniela Cunha.

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil emitiu alerta à população mineira. Diante da onda de calor dos últimos dias com previsão para persistir até pelo menos a quinta-feira (16), o cuidado com a pele e a hidratação devem ser redobrados. A alta temperatura também está associada à baixa umidade do ar, o que requer atenção redobrada e cuidados como hidratação no mesmo período.

Previsão do tempo para Governador Valadares nos próximos dias:

DataTemperatura MínimaTemperatura Máxima
Terça 14/1120°C36°C
Quarta 15/1121°C36°C
Quinta 16/1121°C36°C
Sexta 17/1121°C38°C
Fonte: Inmet

Calor extremo no mês de novembro

Para novembro, a temperatura máxima média do mês é de 30,8ºC. “Nós temos passado muito dessa média. Ontem [domingo] tivemos o registro de 40,3ºC, e hoje já batemos os 40,8ºC. Então para ser considerado esse calor extremo, ou uma onda de calor, é necessário ter a associação do calor muito forte e atingindo não só a cidade mais uma região maior, que é o que vem ocorrendo. Considera-se que estamos vivendo um evento de calor extremo porque esse calor está muito acima da média; são dias consecutivos. E além disso, ele vem acompanhado de uma massa de ar muito seco, o que não é muito comum nessa época do ano”, destacou a professora de climatologia. 

“Desde julho temos observado momentos ou dias em que as temperaturas, de forma consecutiva, têm ficado muito acima da média do que normalmente são esperadas. Isso não quer dizer que a média [da temperatura ] tenha sido maior do que de anos anteriores. Apesar de julho, agosto e setembro deste ano terem registrado temperaturas máximas mais elevadas do que de 2015,quando o El Nino foi mais forte, a média final de 2015 deu desvios de temperatura mais altos do que estamos registrando nesse momento. Nós estamos tendo temperaturas máximas de forma isolada ou em dias consecutivos muito elevadas, mas nós já tivemos períodos, anos anteriores em que as médias mensais foram maiores que as atuais”, destacou Daniela Cunha.

Calor mais intenso em Valadares 

A localização de Governador Valadares, na região que recebe maior radiação solar no período da primavera e verão, somados à baixa média de altitude colocam Valadares em uma área onde as altas temperaturas naturalmente são mais predominantes. Para este ano, o combo do calor conta com o reforço dos efeitos do El Ninõ, que causam mudanças nos sistemas atmosféricos. 

Contudo a previsão é que as chuvas apareçam por aqui apenas a partir da segunda quinzena de novembro. Ou seja, no final desta semana ou no início da próxima. “Se as tendências de chuvas se concretizarem, a gente pode sair de um evento de extremo calor e entrar em outro evento extremo, que são as chuvas mais fortes em um curto período de tempo”.  

Comments 3

  1. Heindrik Spear says:

    A imprensa cada vez mais se passando por ridícula com essas matérias, recorde te temperatura no ano, nesse ano, portanto já teve dias no mês de novembro em anos anteriores que essa temperatura de agora ficou no chinelo. Espalhar pânico para implementar o imposto do carbono em que o mesmo é de apenas 0,04% no total de gases na atmosfera tendo aumentado apenas 0,005% nós últimos 100 anos. Se aproveitam da ignorância da população que por sinal tem aumentado mais em proporção.
    Vão procurar o que presta pra fazer.

  2. Silvano Pereira da Silva says:

    Concordo com o Heindrik Spears

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM